Visitando Auschwitz: saiba como entrar de graça

Entrada de Auschwitz Birkenau Auschwitz: saiba como entrar de graça
Entrada de Auschwitz Birkenau.

Quem visita a Polônia não costuma se esquecer de reservar um dia para conhecer Auschwitz. Esta é uma das mais famosas atrações do país e recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. Mas você sabe ao certo como chegar lá? E mais ainda: você sabia que pode visitar de graça? Auschwitz: saiba como entrar de graça!

Auschwitz: saiba como entrar de graça

O campo de extermínio é dividido em dois: Auschwitz I e Auschwitz II (Birkenau).

Auschwitz I: foi o primeiro campo em Auschwitz. Ligeiramente menor que o segundo, hoje abriga os museus. Recomendo comprar um mapa na entrada, são baratos e ajudam muito.

Auschwitz Birkenau: criado posteriormente, este campo foi responsável pela maioria das mortes que aconteceram em Auschwitz. É este que costuma aparecer em filmes sobre o holocausto.

A entrada no segundo campo é bem aberta e sempre gratuita. Já no primeiro, onde ficam os museus, é cobrada uma taxa de 40 PLN.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que para aqueles que chegam antes das 10 horas da manhã ou depois das 15 horas, a entrada é gratuita. Isso porque são horários não guiados. Entre 10h e 15h, a entrada com guia é obrigatória, por isso a taxa. Lembre-se que mesmo entrando de graça, é preciso retirar o ingresso na bilheteria.

A visita guiada é um ótimo bônus do local. Ouvir detalhes e histórias de um profissional treinado, sempre enriquece o passeio. Mas sei também que em um mochilão, a grana pode ser um pouco curta. Por isso, um aviso: existem placas com muitas informações por todo o campo Auschwitz I e dentro dos museus – o campo Birkenau não possui museus, mas também tem algumas placas informativas. Achei que ajudaram muito para se ter uma noção do campo e da história.

Auschwitz placa informação Cracovia Polonia
Placa informativa em Auschwitz I.

Importante: se você for até o campo com uma bolsa grande ou mochila, tem que pagar uma pequena taxa (em dinheiro) para guardá-la no campo I. O campo Birkenau é liberado para entrada com tais objetos.

O transporte entre o campo I e o campo II, é feito por um ônibus gratuito de Auschwitz e gasta menos de 5 minutos.

Recomendamos fazerem o campo I primeiro, pois os museus nos dão informações de fatos que podem ser observadas posteriormente no campo Birkenau.

Saindo de Cracóvia para Auschwitz

Para chegar até Auschwitz, é preciso pegar um trem de Cracóvia na estação Krakow Glowny para a cidade Oswieçim. Para chegar ao campo antes das 10 horas, o melhor horário de trem é o de 6:40 horas na plataforma 1 – duração de 1h40.

É melhor comprar apenas o bilhete de ida, pois o passeio não tem duração exata, assim você não fica preso a um horário trem. Os bilhetes custam 9 PLN e podem ser pagos dentro do trem em dinheiro.

Chegando na estação de Oswieçim, é possível andar até o campo ou pegar um ônibus. Para quem prefere ir andando, é só seguir reto da estação por 1,5 km – mais ou menos 25 minutos. Se prefere ir de ônibus, é só pegar o número 24 ou 25 e descer em Spolem (1ª estação).

Retornando para Cracóvia

Depois de fazer o campo Birkenau, retorne para o campo I para chegar até a estação de Oswieçim. É possível fazer o trajeto para Cracóvia de trem por 9 PLN ou de ônibus por 12 PLN.

A vantagem do ônibus, é que dependendo do horário que você quiser voltar para Cracóvia, terá que esperar muito pelo próximo trem, enquanto este pode passar com mais frequência. O ponto de ônibus fica em frente a estação de trem, do outro lado da rua. Tanto o ônibus quanto o trem, param em Cracóvia na estação Krakow Glowny.

Confira algumas fotos de Auschwitz I e II


E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Receba gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador por e-mail! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Escrito por
Mais de Mar Falco

5 motivos para você fazer intercâmbio na Europa

Está pensando em fazer um intercâmbio, mas ainda não sabe para onde...
Leia Mais

6 Comentários

  • Olá, Precisa realizar a reserva no site? Eu estou indo em maio e tenho medo de não conseguir bilhetes por ser alta temporada ou isso não é possível (na hora que chegar consegue comprar )?

    • Ahoy Karen!

      É bem tranquilo comprar na hora! Eu fui em baixa temporada, mas acredito que você não terá problemas se quiser comprar por lá mesmo. Imagino que você não vá para Auschwitz logo no seu primeiro dia em Cracóvia, então olha pra você comprar o ingresso assim que chegar na cidade, aí fica bem mais tranquilo 🙂

    • Oi Kely, tudo bem?
      A visita de Auschwitz funciona da seguinte forma: quando você vai retirar o bilhete lá na portaria, pode pegar ele gratuito (dentro dos horários descritos no post) ou pode pagar pelo ingresso que já inclui a visita guiada com o próprio guia de Auschwitz.
      Quando você compra o bilhete por alguma agência, eles cobram mais caro que apenas o bilhete, mas normalmente incluem o transporte.
      Nós optamos por ir sem guia (no horário gratuito) e fazer o transporte por conta própria. Acredito que o passeio guiado deve ser muito bacana e cheio de curiosidades, mas compramos um mapa do campo lá na entrada e fomos seguindo as informações históricas que tem para todo lado! Deu para aprender e ver muita coisa! Gastamos o dia todo no passeio. Conhecer com guia ou não é uma decisão bem pessoal, mas seguindo as orientações do post dá para ter uma experiência bem legítima e da forma mais econômica possível. 😀

      • Mar muuito obrigada pelo seu retorno!
        Eu estou indo para lá em janeiro com minha vó e tia, elas não falam nada de inglês, então estava tentando conseguir um guia que falasse português, pq acho que vai dar muito trabalho ficar traduzindo devido ao volume de informações.. Atualmente o museu não oferece visitas em português, então estou checando com agências.. teve uma pessoa no Tripadvisor que disse ter feito o tour em português com guia particular, estou tentando localizar essa guia. Mas de tudo o que eu já li, se eu não conseguir a guia, me parece que a sua sugestão é uma boa opção. Pois falam que é um pouco caótico com os grupos.. Pelo o que eu entendi no seu post vocês foram primeiro em Auschwitz I onde fica o museu certo? Que horas você chegaram lá? Para ingressar em Auschwitz Birkenau precisa sair da parte onde fica o museu e passar por outra bilheteria ou entrando no museu é possível acessar essa parte?

        • Oi Kely!!
          Seria muito legal para vocês conseguir um guia em português! Adoro passeios guiados! Mas te digo que será tão bacana quanto fazer o passeio sem guia. Só vai te dar um pouco de trabalho ter que ficar traduzindo todas as plaquinhas de informação para elas haha.
          Para pegar o horário gratuito e sem guias, você deve chegar até às 10 horas ou após às 15 horas. Te recomendo fortemente chegar de manhã! Nós chegamos por volta das 9 horas. Achei melhor assim porque os dois campos são grandes e tem muita coisa pra ver!
          A bilheteria é só em Auschwitz I. Lá estão os museus e tem muita informação geral, por isso achei melhor fazer ele primeiro. Assim, conseguimos perceber em Auschwitz Birkenau vários detalhes que havíamos lido no outro campo.
          Auschwitz Birkenau não tem portaria! Ele é sempre gratuito e de entrada livre. Também não é guiado. É bem grande e aberto, por isso mesmo é de entrada livre.
          Para ir de um campo ao outro, é só seguir as informações que coloquei no post! Na portaria do primeiro campo tem uma parada de ônibus que te leva até o outro. É super pertinho! Então você pode fazer o primeiro campo, sair dele e pegar o ônibus para Birkenau. É tudo muito bem sinalizado, acho que você não vai ter problemas! Ah, o ônibus é gratuito também!
          Qualquer coisa que precisar, estamos aqui para ajudar!! 😀 😀

Compartilhe suas ideias