Castelo de Praga: saiba mais sobre o maior castelo do mundo

O Castelo de Praga é o monumento mais procurado da República Tcheca. Marca um dos principais cartões postais da cidade de Praga e possui grande importância histórica e política no país. Por isso, o Diário de Navegador preparou uma matéria para você conhecer mais sobre este marco tcheco.

É considerado o maior castelo do mundo, com um complexo de 70 mil m². O Castelo de Praga está situado no topo de um monte próximo as margens do Rio Vltava (Rio Moldava, em Português). A primeira vista, não se parece com um castelo clássico que costumamos idealizar. Isto porque o castelo foi sendo construído em épocas diferentes e se adaptando aos estilos destas épocas. Logo, o complexo é repleto de riquezas arquitetônicas. Além disso, é possível perceber que o complexo teve um crescimento horizontal muito maior que vertical.

Até hoje, o Castelo é Sede da Presidência da República Tcheca! Além de ser o centro político da cidade de Praga e do estado em que se encontra. O complexo do Castelo inclui um palácio, três igrejas, um mosteiro e como era de se esperar, jardins muito bem cuidados.

Conhecendo o Castelo

Catedral de São Vito

A atração mais procurada é a Catedral de São Vito, uma igreja construída em estilo gótico no século XIV. A construção, no entanto, foi interrompida no século XV e ela foi terminada apenas 600 anos depois. A Catedral foi inaugurada no dia de São Venceslau, no milênio de sua morte.

No interior da igreja foi construída a Capela de São Venceslau, onde se encontram joias da coroa e o panteão real. Além dos restos mortais de personalidades de importância para o país e toda a Europa. Por fim, é possível visitar a torre do sino da Catedral, que é o ponto mais alto do complexo. A igreja é a construção mais alta e é possível avistá-la de longe, até mesmo do outro lado do rio.

Catedral de São Vito Castelo de Praga Republica Tcheca

Basílica de São Jorge

A Basílica de São Jorge se destaca no complexo por ser de um estilo arquitetônico muito diferente dos demais. Construída em estilo romano, é datada do ano 920. Cinco séculos depois, ganhou uma faixada barroca.

Basílica de São Jorge Castelo de Praga Republica Tcheca

Feiras de Natal na praça da Basilica (prédio da direita).

Sala do Trono

Com um enorme salão, a Sala do Trono foi usada pelos reis da Boêmia.

Torre do Pó (Mihulka)

É conhecida por ser palco de trabalho de alquimistas, que eram contratados para tentarem descobrir como conseguir ouro a partir de metais básicos.

Rua Dourada

A Rua Dourada é a recriação dos alojamentos dos guardas. Compostas de casinhas pequenas e coloridas, hoje abriga várias lojinhas. Perto desta rua, você vai encontrar a Torre Daliborka, nomeada em homenagem a um nobre. Ele foi preso na torre por suspeita de cumplicidade em uma revolta popular.

Rua Dourada Castelo de Praga Republica Tcheca

Palácio Lobkowicz

O Palácio pertencia à família Lobkowicz, mas havia sido desapropriado durante o período comunista. Ele só retornou para a família no ano de 1990. É uma dos maiores prédios do complexo! Hoje abriga uma coleção de arte e instrumentos musicais, além de partituras originais de Mozart e Beethoven.

Mudança do guarda do Palácio

Tradicionalmente, todos os dias, acontece uma pequena cerimônia de troca de guardas do Castelo. Este evento se dá ao meio-dia. Mas de hora em hora também acontece a troca dos oficiais dos portões com menos cerimônia.

Jardins e Parques do Castelo

Lar das primeiras tulipas da Europa! Os jardins do castelo misturam estilo barroco com pequenos jardins, arvores frutíferas e com o Royal Summer Residence (Palácio de Verão).

Museu do Brinquedo

Apesar de não haver relação com o Castelo, o Museu abriga uma grande coleção de brinquedos antigos e novos. A seção da boneca Barbie é referência.


Horários

No verão (de Abril a Outubro) o Castelo está aberto de 6h às 22h (complexo do Castelo) e de 9h às 17h (prédios de visitação). Já no inverno (de Novembro a Março), está aberto de 6h às 22h (complexo do Castelo) e de 9h às 16h (prédios de visitação).

Os horários de alguns prédios podem variar dos demais, então aconselhamos consultar no site oficial do Castelo (clique aqui) para não haver confusão.


Preços

A entrada no complexo é gratuita, mas para conhecer os vários prédios que ali se encontram é preciso comprar os bilhetes. Existem oito tipos diferentes.

Bilhetes:

– Castelo de Praga – Circuito “A” (350 CZK para adultos, 175 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 700 CZK para famílias): Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Exposição “A História do Castelo de Praga”, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Rua Dourada (Golden Lane) e Torre Daliborka, Torre da Pólvora e Palácio de Rosenberg;

– Castelo de Praga – Circuito “B” (250 CZK para adultos, 125 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 500 CZK para famílias): Catedral de São Vito, Antigo Palácio Real, Mosteiro e Basílica de São Jorge, Rua Dourada e a Torre Daliborka,

– Castelo de Praga – Circuito “C” (350 CZK para adultos, 175 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 700 CZK para famílias): Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito, Galeria de Fotografias do Castelo de Praga;

– Exposição “A História do Castelo de Praga”: 140 CZK para adultos, 70 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 200 CZK para famílias;

– Exibição dos Tesouros da Catedral de São Vito: 300 CZK para adultos, 150 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 600 CZK para famílias;

– Galeria de Fotografias do Castelo de Praga (100 CZK para adultos, 50 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 200 CZK para famílias);

– Torre da Pólvora: 70 CZK para adultos, 40 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 140 CZK para famílias;

– Grande Torre Meridional da Catedral de São Vito: 150 CZK

– Palácio Lobkowicz:
Museu: 275 CZK para adultos, 200 CZK para menores entre 6-16 anos e maiores de 65 anos, 690 CZK para famílias;

– Concert Hall: 390 CZK (fileiras 3-7), 490 CZK (fileiras 1-2)
Combinado Museu + Concert Hall: 590 CZK

Para consultar sobre os bilhetes e condições no site do Castelo, clique aqui.


Como chegar ao Castelo de Praga

Recomendo chegar a pé pela Charles Bridge ou pegar um metrô até a estação Malostranská, da linha A. Esta estação está localizada na base do Castelo e é possível andar de lá até o portão de entrada, passando pela Escadaria do Castelo Velho (Staré Zamecké Schody).

Para quem quiser saber mais sobre as entradas e como chegar nos prédios dentro do complexo, clique aqui para ver o mapa do Castelo.


E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Receba gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador por e-mail! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Compartilhe suas ideias