Charles Bridge: saiba mais sobre o cartão postal de Praga

Charles Bridge, em Praga - República Tcheca.

A Charles Bridge (Ponte Carlos, em Português), é a segunda ponte mais antiga da República Tcheca, atrás apenas de uma ponte localizada na cidade de Písek, no sul do país. Foi idealizada pelo rei Carlos IV e a construção teve início por volta de 1357. Hoje, compõe as melhores fotos da cidade e possui uma vista encantadora do Castelo de Praga. Por isso, o Diário de Navegador dedicou um post para você conhecer melhor essa atração de Praga!

Uma breve história da Charles Bridge

Antes da construção da ponte, havia uma outra ponte precária de madeira no lugar. Ela foi eventualmente substituída pela Ponte de Judit, já feita de pedras. Esta foi quase totalmente destruída devido a enchentes. Dizem ser possível ver vestígios dela próximo ao ponto de embarque dos cruzeiros. Foi então que o imperador Carlos IV ordenou a reconstrução da ponte, desta vez com seu nome.

Charles Bridge Praga Republica Tcheca 3

A Charles Bridge cruza o Rio Moldava (ou Vltava, em tcheco) e por anos foi o único acesso ao Castelo. Sua construção foi iniciada em 1357, mas foi finalizada apenas no início do século XV. Foi só a partir de 1841 que outras pontes foram sendo erguidas na cidade. Hoje existem várias outras pontes por onde passam bondes e carros. Já a Charles Bridge, recebe apenas pedestres. Quase sempre são turistas, pois hoje é vista mais como atração turística que como ponte propriamente dita.

Conhecendo a ponte de hoje

São 516 metros de comprimento e quase 10 metros de largura, apoiada sobre 16 arcos de pedra. De cada lado da ponte, existem torres de proteção, que eram muito usadas antigamente. A torre que fica no lado da cidade velha – lado oposto do castelo – é considerada por muitos, como a construção gótica mais impressionante do mundo.

Charles Bridge Praga Republica Tcheca
Torre do lado da cidade baixa – lado do Castelo.

No decorrer da ponte, 30 estátuas decoram a passagem. Estas estátuas, em sua maioria, foram construídas entre os anos de 1683 e 1714. Em estilo barroco, representam patronos e santos importantes na época. No entanto, desde a década de 1960, as estátuas foram sendo substituídas por replicas, a fim de serem melhor preservadas. As originais se encontram no Museu Nacional.

Charles Bridge Praga Republica Tcheca 2

Por ser um ponto tão importante da história de Praga e da República Tcheca toda, a Charles Bridge está sempre lotada de turistas. Visitei a cidade no inverno e notei uma grande diferença no número de pessoas em relação às fotos que havia visto que foram tiradas no verão. No inverno recebem menos visitantes.

Mas se você, navegador, pretende visitar Praga em outra estação, minha dica é: acorde cedo. 😛 Simples e eficaz! Assim terá a oportunidade de reparar melhor nos detalhes e tirar fotos lindas de lá! Vale lembrar que a ponte é ainda mais charmosa a noite.


E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Receba gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador por e-mail! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Escrito por
Mais de Mar Falco

O seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

Seguro viagem é item obrigatório para muitos países. Mesmo quando não é...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias