Como se transportar no Peru e na Bolívia: conheça o Peru Hop e o Bolívia Hop

Na hora de montar o nosso roteiro de viagem por Peru e Bolívia, bate aquela incerteza sobre horários, preços e qualidades dos transportes. É sempre um problema achar informações oficiais sobre as empresas na internet. Então arriscamos e embarcamos sem muitos detalhes definidos, o que é uma grande aventura. Mas imagina se você pudesse ter um roteiro flexível sem perder suas passagens e com um transporte de qualidade garantido? Gostou da ideia? Então descubra como se transportar no Peru e na Bolívia!

Saiba mais: Qual o melhor seguro viagem para mochileiros e viajantes?

Como funciona o transporte no Peru e na Bolívia

Tanto o Peru quanto a Bolívia, são países mais desorganizados que o Brasil. Um Peru um pouco menos, mas ainda assim deixa a desejar na logística de transportes. É quase impossível comprar uma passagem de ônibus (ou obter informações oficiais) pela internet. Essa foi a nossa primeira dificuldade em relação aos transportes.

Eu adoro montar roteiros. Sempre gostei. Então gosto de pesquisar absolutamente todos os detalhes para já estar preparada para minha viagem. Nós queríamos achar os horários e preços de ônibus na internet para montarmos o nosso roteiro com menos margem de erro.

Sabendo que em alguns lugares, como Copacabana, no Lago Titicaca, nós passaríamos apenas um dia, saber os horários de ônibus nos ajudaria a evitar perder um passeio ou perder o ônibus para La Paz no dia seguinte (que também não achamos nenhuma informação). Mas tivemos que embarcar sem informações concretas.

O que acontece no Peru e na Bolívia, é que a maioria (quase todas, na verdade) das agências de viagem e empresas de ônibus são clandestinas e por isso não divulgam nada na internet. Tudo bem, é quase um acordo comprar passagens na hora, mas a gente sempre fica na dúvida se o ônibus vai ser bom, se o preço está de acordo e se vão cumprir o horário, já que atrasar por lá é bem comum.

Nós conseguimos fazer tudo o que queríamos, sem dúvidas. Realmente dá para comprar tudo na hora e embarcar na cara e a coragem. Mas em uma dessas, pegamos um dos piores ônibus das nossas vidas entre Copacabana e La Paz. Foram quase 6 horas de viagem em um ônibus sem muito espaço para pernas, com peixes no bagageiro (sim, isso aconteceu), com pessoas chutando nosso assento e muita sujeira dentro do ônibus.

Bom, somos mochileiros. Perrengue é nosso nome do meio. Não foi a primeira e nem vai ser a última vez que passamos uma viagem desconfortável. Mas nem todo mundo anima isso. Se eu soubesse de uma outra opção, talvez também não animaria. E é para essas pessoas que escrevemos esse post hoje.

Saiba mais: O que fazer em Cusco.

Como se transportar no Peru e na Bolívia: Bolívia Hop e Peru Hop

Ao meu ver, os ônibus Bolívia Hop e Peru Hop ainda não são muito conhecidos entre os brasileiros. Falo isso, porque em um ônibus de dois andares, eu e o Nic eramos os únicos brasileiros. Na América do Sul. Isso quase nunca acontece!

Bom, se você também não conhecia, vamos te apresentar agora! Os ônibus Bolívia Hop e Peru Hop são da mesma empresa que tem o ônibus que leva do aeroporto ao centro de Lima. Eles entenderam que são dois países em crescente no turismo, mas com pouco investimento. Pouca logística, pouco recurso, pouca instrução, muitos turistas.

Eles mapearam as rotas mais visitadas e criaram um ônibus no estilo hop on hop off que atendesse essas rotas. Um ônibus hop on hop off é aquele que usamos no city tour que você desce em uma atração, pode ficar o tempo que quiser nela e depois pega o próximo ônibus da empresa para continuar a sua rota. E é isso mesmo que eles fazem. Você usa uma pulseira e ela te dá direito a descer e subir no ônibus quando quiser!

Mar usando a pulseira dentro do Bolívia Hop.

A rota completa é cidade A, B, C e D. Você pode ir em todas elas e ficar quanto tempo quiser e depois subir no ônibus que estiver passando lá naquele dia. Ou pode ir apenas da cidade A, B e D, por exemplo. Você pode explorar a rota como quiser!  Os ônibus passam todo dia naquele mesmo horário pelas rotas e você desce onde quiser, fica quantos dias quiser e depois volta para o ônibus. Genial!

Custo x benefício

O lema da empresa já diz tudo: safe, flexible, fun (seguro, flexível, divertido). O custo benefício dos ônibus é excelente. Primeiro porque o preço dele é acessível. Segundo, que é um dos ônibus mais confortáveis que você vai ver nesses países. Terceiro que ainda te permite ver todos os destinos turísticos e te economiza em hospedagens durante os trechos noturnos. Mais uma vez: genial.

Isso sem contar que você consegue pesquisar tudo pela internet com antecedência, comprar antes da viagem (ou na hora, como preferir) e ter um garantia maior do serviço e da sua segurança.

Transporte e passeios

Aqui vem minha parte favorita. Quando estava montando o roteiro, fiquei preocupada com Copacabana. Os passeios para a Ilha do Sol saem às 14h, mas eu não sabia se meu ônibus de Cusco (que eu ainda nem sabia o horário) chegaria a tempo de pegar o início de passeio. Se você também está em uma situação parecida, te apresento a solução.

Além de serem uma empresa de transporte, o Bolívia Hop e o Peru Hop também fazem alguns passeios. Então dos benefícios de ser um boa empresa cuidado do seu passeio, de ser na mesma faixa de preço que de outras empresas, você ainda tem a segurança de que não vai atrasar e perder o seu passeio.

Como o transporte e o passeio são feitos pela mesma empresa, o passeio não começa enquanto o ônibus não chegar. Foi assim que fizemos Puno e Copacabana, no Lago Titicaca. Sem risco de perder um passeio pago, sem risco de deixar de fazer o passeio e com uma boa empresa cuidando disso para você.

Os passeios podem ser comprados com antecedência ou dentro do ônibus mesmo, tanto em dólares quanto em soles.

Desconto em hospedagens e passeios

A empresa que gerencia os ônibus fez parceria com algumas hospedagens. Se você decidir descer do ônibus e passar a noite em alguns lugar, ainda tem desconto na sua acomodação.

São vários tipos de desconto (pode chegar até 60%!) em várias hospedagens. Confira as hospedagens e os descontos na página oficial aqui.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Nossa experiência

Nós conhecemos o Peru Hop e o Bolívia Hop no hostel em Cusco. Até então, estávamos buscando informações com outros viajantes e agências de viagem sobre como continuar o nosso roteiro, que era Cusco > Puno > Copacabana > La Paz. Foi quando, na agência que fica dentro do hostel, nos deparamos com o Bolívia Hop. Ele foi a solução dos nossos problemas logísticos.

Inclusive, depois de conhecer a empresa, fizemos uma parceria de divulgação com eles. Mas lembre-se que não indicamos serviços mais ou menos. Indicamos apenas aquilo que usamos e gostamos de verdade. E quando você usar o serviço deles, vai ver isso também.

Nós fizemos o passeio na Ilha do Sol com o Bolívia Hop por 10 dólares e foi super bacana e organizado! E ainda tivemos desconto no hotel em Copacabana com o Bolívia Hop. Recomendo muito que você faça os passeios com eles também. Foi bem legal pra gente, pois muitas das pessoas que estavam no ônibus tinham se hospedado no mesmo hostel que nós, então já tínhamos umas carinhas conhecidas por lá.

O ônibus oferece um guia bilíngue (inglês e espanhol) super simpático que tirou um monte de dúvidas nossas. O ônibus é extremamente confortável e limpo. Inclusive, me lembrou muito os ônibus que eu pegava na Europa. Eles tem exatamente o mesmo formato. Um segundo andar completo e um meio andar em baixo com banheiro.

Saiba mais: Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação?

Quem viaja nesses ônibus?

O perfil dos viajantes do Peru Hop e Bolívia Hop vai de mochileiros a pessoas mais velhas. Tour organizado é a vontade de quase todo mundo, então você vai encontrar todo tipo de pessoa no ônibus. São mais de 52 mil passageiros nos 3 anos de funcionamento, 85 nacionalidades registradas e 65% dos passageiros são mulheres.

A média de idade dos viajantes que optam por esses ônibus e é entre 25 e 35 anos. Na minha experiência, principalmente europeus. Ouvimos relatos também de vários passageiros acima dos 70 anos. Muitos mochileiros, muitos casais, pessoas viajando sozinhas… tem espaço para todo mundo e você vai acabar criando laços com os outros viajantes.

Deixo aqui a recomendação especial para mulheres viajando sozinhas. Para quem tem um pouco de medo de pegar aquele ônibus noturno, ficar parada na rodoviária, pegar um táxi desconhecido, esta é definitivamente uma opção mais segura.

Não precisa ter medo, são países incríveis! Mas se você não se sentir segura, lembre-se dessa opção. Existe pelo menos um site e uma rede social para reclamar caso aconteça algum problema. Já é mais que as outras empresas oferecem. Tanto o Peru Hop como O Bolívia Hop tem uma nota maior de 95% no TripAdvisor com mais de 1000 reviews.

Peru Hop: rotas e preços

As informações são facilmente encontradas no site oficial do Peru Hop. No Peru, existem diferentes rotas que você pode escolher. São várias combinações que você pode fazer indo de 30 dólares a 199 dólares. A rota mais completa é essa:

Mas você consegue fazer qualquer combinação com esses destinos. Dá uma olhada aqui no site oficial que você vai ver todas as opções para conhecer o Peru.

Bolívia Hop: rotas e preços

Aqui você também consegue fazer uma rota combinada. O Bolívia Hop começa no Peru, cruza a fronteira para a Bolívia e termina em La Paz. Você ainda consegue descontos em outros passeios com o Bolívia Hop, como o Salar de Uyuni, Estrada da Morte e Lago Titicaca. Esse é o roteiro mais completo do Bolívia Hop:

Você ainda consegue fazer fazer passeios de bate e volta (La Paz – Copacabana, por exemplo) e escolher outras rotas nesses destinos. Confira o site oficial aqui e veja as rotas disponíveis.

Lembrando que é possível fazer o caminho inverso saindo de La Paz também. Pode inclusive fazer o trajeto todos dos ônibus indo de La Paz para Lima ou vice e versa. Este trajeto mais completão custa 249 dólares e nenhuma dor de cabeça.

Onde e como comprar?

Você pode comprar antecipado nos sites oficiais do Peru Hop e do Bolívia Hop ou mesmo nas agências parceiras. Dentro dos hostels da rede Wild Rover você também consegue comprar. Em Cusco tem uma agência no centro que só vende os ônibus. É perfeita para tirar todas as suas dúvidas! Lembrando que os passeios podem ser comprados dentro do ônibus também!


Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Descubra como se transportar no Peru e na Bolívia usando um transporte seguro, flexível e divertido! Conheça o Peru Hop e o Bolívia Hop.

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Escrito por
Mais de Mar Falco

Itália: dicas de viagem para Cinque Terre

As Cinque Terre são cinco vilas muito charmosas que formam uma das...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias