O que fazer em Zadar, Croácia

Não é à toa que Zadar foi escolhida como melhor o melhor destino europeu para 2016 pelo site European Best Destinations. Qualquer apaixonado por praia já sonhou em conhecer as águas transparentes dos mares na Croácia. Além das belíssimas paisagens, este país é um show de história vista em ruínas, igrejas, castelos e muralhas de tirar o fôlego! A cidade de Zadar é um belo exemplo, onde natureza e tecnologia se misturam para dar ao viajante deliciosas sessões de relaxamento! Mas, vem cá: você sabe o que fazer em Zadar? Descubra com o Diário de Navegador!

Conheça um pouco mais sobre roteiros de verão europeu com nossa primeira parada na Croácia: Zadar.

Órgão Marítimo

Uma das mais interessantes atrações de Zadar é o órgão marítimo, que emite notas musicais com a movimentação das ondas do mar. Isso mesmo, o mar que toca o órgão e cria um ambiente de muita harmonia entre homem e natureza. Esta beleza da engenharia foi criada em 2005 e é formada por degraus de mármore constituído por tubulações internas que, quando acionadas pelos movimentos do mar, emitem sons aleatórios e lindos!

Orgao Maritimo Verão Europeu Zadar

Painel Solar: Saudação ao Sol

Logo ao lado do órgão marítimo e construído pelo mesmo arquiteto, existe o painel luminoso bem moderno, criado para homenagear o Sol. Durante o dia essa saudação ao Sol se abastece de energia solar e a noite se acende em diferentes cores. A representação é na verdade de todo o sistema solar, com painéis que reproduzem todos os outros planetas. É um verdadeiro show de luzes que dançam em diferentes ritmos e tons. A combinação destas luzes com os sons do órgão e o belo pôr do sol da cidade, dão a Zadar um ar de relaxamento inesquecível!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ruas medievais

As ruas de Zadar parecem ter saído de contos medievais. São de tons pastéis, feitas de grandes peças de mármore, não passam carros e são cheias de turistas em tempos de verão. Mesinhas de bares e cafés tomam conta de algumas ruas, além de lindos grupos musicais para todos os gostos.

Narodni Verão Europeu Zadar Old Town Centro Histórico Ruas Medievais
Praça principal (ou “Narodni”) de Zadar.

Igreja de São Donato

É impossível não notar tamanha construção bizantina. A Igreja de São Donato começou a ser construída no século IX por Donatus e hoje é usada para concertos por ter ótima acústica. É a basílica medieval mais famosa da cidade e sua torre, logo ao lado, oferece uma bonita vista de Zadar.

Igreja Sao Donato Verão Europeu Zadar
Vista aérea da Igreja de São Donato.

Bares lounge

Zadar oferece belos ambientes para descanso. Ao longo da orla, vários bares tocam músicas lounge para criar aquele clima gostoso de férias e relaxamento. Quando estive por lá, me encantei com o bar The Garden, onde colchões virados para o mar e chão de pedrinhas e madeira te fazem não querer mais ir embora. Para quem gosta de festas um pouco mais agitadas, uma boa opção é o Ledana Lounge Bar, também ao ar livre, onde músicas e eventos badalados guiam a noite.

Fotos acima retiradas do site oficial do The Garden. Todos os direitos reservados.

Onde se hospedar

Na hora de escolher uma hospedagem em Zadar, dê preferência pra hostels dentro da Old Town, que é o centro “velho” da cidade. Esta é definitivamente a parte mais badalada e de melhor localização. Quando fui, preferi hospedar por CouchSurfing para não pesar no orçamento e dessa forma, acabei me hospedando fora da Old Town. Apesar de aliviar meu bolso, tive pequenos problemas em me deslocar todos os dias entre casa e centro da cidade. Zadar tem muitas opções legais de CouchSurfing, mas vale lembrar que é possível encontrar boas opções de hostels se reservados antecipadamente.


Booking.com

Navegador, ao reservar sua hospedagem no Booking.com por este link acima, o DDN receberá uma pequena comissão. Não se preocupe, você não paga nadinha a mais por isso!

😀

Como chegar do aeroporto até a Old Town

Existe um ônibus que sai da porta do terminal internacional do aeroporto de Zadar, rumo ao centro. O tempo deste trajeto é de aproximadamente 20 minutos, já que o ônibus para na estação principal antes de seguir até a Old Town. Por isso, se sua ideia é seguir o caminho contrário, você pode pegar o ônibus no próprio centro da cidade ou também na estação principal. Para ver os horários de saída em ambas as direções, é só clicar aqui. O preço de um (01) trajeto completo como esse é 25 HRK.


E aí, curtiu as dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o Diário de Navegador está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Escrito por
Mais de Nic Fontes

5 pequenas vilas europeias secretas de tirar o fôlego (3/5)

O Diário de Navegador continua a apresentar a seleção das melhores vilas europeias...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias