Laguna Humantay: conheça a lagoa azul do Peru

A Laguna Humantay foi uma das paisagens mais bonitas que encontramos na nossa viagem pelo Peru! Vale muito a pena para quem tem mais dias em Cusco e está disposto a caminhar um pouco. Para te ajudar a incluir esta maravilha da natureza no seu roteiro, preparamos várias dicas importantes para você!

Um pouco sobre a Laguna Humantay

A Laguna Humantay é uma lagoa maravilhosa nos pés da montanha Salkantay. A trilha Salkantay é bem famosa, mas o passeio até a laguna ainda não é muito popular entre os brasileiros. Em um grupo de cerca de 15 pessoas, eramos os únicos brasileiros!

A lagoa está a 4630 metros de altitude nos pés da Salkantay. Uma paisagem tão maravilhosa, que as fotos não fazem muito jus à beleza real da lagoa e da montanha. A montanha mesmo tem cerca de 6200 metros de altitude! Loucura, né?

E aqui vai uma noticia triste para o mundo. Nosso guia nos contou que quando ele era pequeno, a montanha tinha muito mais neve no pico que ela tem hoje. Inclusive, foi nos mostrando durante o caminho pedaços da montanha que já foram cobertos por neve e hoje não são mais. De acordo com ele, foram feitos alguns estudos climáticos na região e a previsão dos especialistas é que a montanha Salkantay tenha mais 50 anos com neve apenas. Depois deste tempo, será uma montanha normal devido ao aquecimento global.

Montanha Salkantay.

Dicas gerais

Uma dica de fotografia: para pegar a lagoa um pouco mais azul, basta subir um pouco mais em uma ponta de pedra que tem na margem. É fácil de ver qual é! Esta ponta está bem do lado da trilha quando chegamos na lagoa. Esta foi uma dica valiosa do nosso guia!

Foto do alto da pedra.

Outra dica que ele nos deu foi de fazer um apacheta, um montinho de pedras muito comum de se ver no Peru. É uma tradição Inca que tinha dois objetivos: 1) marcar trilhas e caminhos e 2) receber energia da terra. Seguimos a dica e construímos a nossa própria apacheta!

Nossa apacheta.

Por fim, a dica mais importante: a altitude pode ser meio ruim para algumas pessoas. Se possível, passe uns dias em Cusco para acostumar um pouco mais o seu corpo com a mudança para depois encarar uma trilha. Isso vale para a Laguna Humantay ou qualquer outra trilha da sua viagem! Se você chegou a Cusco e está se sentindo normal, tudo bem. Mas não ignore esta fase de adaptação!

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Como chegar até a Laguna Humantay

É bem simples, vai por mim. Você compra o passeio em uma das várias agências de viagem de Cusco. O guia te busca no seu hostel ou hotel e vocês vão de van com mais pessoas até o pé da montanha. No caminho, tem uma parada para tomar café da manhã com todo o pessoal do passeio. É um ótimo momento para conhecer os seus colegas de aventura e forrar a barriga para o trajeto que vem a seguir.

Base da montanha.

O trajeto todo de van de Cusco até o pé da montanha dura cerca de 3 horas, mas não se preocupe em levar muitos lanches, pois as paradas são o suficiente e a alimentação está incluída no preço do passeio. Com 2 horas de viagem, paramos para o café da manhã e depois seguimos mais 1 hora até a montanha. Fiquei achando que a comida seria ruim, mas te juro que é gostosa – pelo menos a que nós comemos estava boa. Na volta, paramos no mesmo ponto que tomamos o café da manhã para almoçar.

A trilha dura cerca de 1 hora – vai depender do ritmo de cada um. Apesar de ser pouco tempo de trilha, ela é bem íngreme em alguns pontos e a altitude pode atrapalhar bastante a sua respiração. Eu, por exemplo, sofri muito com os efeitos da altitude. Caminhei bem devagar e no meu tempo e fui uma das últimas a chegar rs.

Para quem tem muita dificuldade, pode alugar uma mula ou cavalo para te levar até o topo. Pelo que vimos, fica em torno de 60 soles, mas é um pouco de maldade com o bichinho, né? Te recomendo tentar com o seu corpinho mesmo! Até o suor faz parte do passeio 😉

Para levar na mochila

Alguns itens são bem importantes para que o seu passeio ocorra bem! Aqui alguns itens que levamos (ou esquecemos e fez falta):

  • água
  • protetor solar
  • óculos escuros
  • folhas de coca para ajudar na respiração (ou outros produtos de coca)
  • papel higiênico (tem um banheiro meio precário no pé da montanha)
  • bastão de caminhada (você pode alugar por uns 2 soles na parada do café da manhã – juro, ajuda demais!)

Lembrando que fomos em setembro, uma época ainda fria e seca. Se você for na época de chuva, uma capa de chuva cai bem também.

Banheiros na base da montanha.

Quanto custa o passeio até a Laguna Humantay?

O valor do passeio vai variar com a agência de viagens que você escolher. Nós viajamos com a Peru Travel Company que é de um brasileiro chamado Rodrigo e fica bem ao lado do hostel que nos hospedamos em Cusco. A agência foi super prestativa e o passeio ocorreu exatamente como o combinado, por isso deixo como dica aqui para você! Pode inclusive contar para o Rodrigo que você recebeu a recomendação do Diário de Navegador 🙂

O passeio para a Laguna Humantay custa 140 soles por pessoa pela Peru Travel Company. Na agência dentro do nosso hostel estava no mesmo preço. Dá para comprar até um dia antes do passeio! Nós compramos na noite anterior e foi super tranquilo. Vale lembrar apenas que tem uma taxa de 10 soles por pessoa para entrar no parque onde está a montanha que devem ser pagos em dinheiro na entrada do parque. Esta valor quase nunca está incluído no valor pago à agência.

No mais, aproveite a vista e se renda a mais essa maravilha peruana!

Está planejando sua viagem para o Peru e já quer entrar no clima? Então confira nossa playlist do Spotify “Em clima de Español“! Aproveita e segue a gente lá para você não perder nenhuma playlist!

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

A Laguna Humantay foi uma das paisagens mais bonitas que encontramos na nossa viagem pelo Peru! Para te ajudar a incluir esta maravilha da natureza no seu roteiro, preparamos várias dicas importantes para você!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Tags relacionadas
, ,
Escrito por
Mais de Mar Falco

Itália: saiba o que fazer em Ferrara

Ferrara é uma cidade medieval localizada na região da Emilia-Romagna, no norte...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias