Saiba o que fazer em Santorini, Grécia

A mais famosa entre as ilhas gregas é a bela Santorini. É nesta ilha que vemos a maioria daquelas fotos de casinhas brancas e telhado azul com um mar de azul tão intenso que parece mentira. Muitas ilhas da Grécia têm paisagens semelhantes, mas nada se compara a Santorini. É passagem obrigatória para quem vai visitar o país! Você sabe o que fazer em Santorini? Descubra com o Diário de Navegador!

Santorini é o resultado de uma gigantesca erupção vulcânica que dizimou uma população local de milênios atrás, na época do Egito antigo – acredita-se que existam três camadas de restos de civilização antigas no local, sendo a mais antiga de cinco mil anos de idade. Hoje, é possível visitar o que sobrou da civilização em Akrotiri. A visita acrescenta muito no passeio, já que a ilha inteira tem vestígios de erupção e formação vulcânica.

A ilha faz o formato de um “C” e no meio dela está o resto da parte vulcânica em Thirassia. Com o tempo, foi se abrindo uma cratera dentro da água entre Santorini e Thirassia, aumentando muito a profundidade do oceano, que chega a quase 400 metros hoje em dia. Por isso o mar Egeu em Santorini é tão mais azul que em outras regiões da Grécia, justamente pela profundidade. É muito fácil perceber isso, especialmente quando transatlânticos enormes transitam entre as ilhas e próximo à costa. É possível também realizar um passeio até Thirassia e nas demais ilhas.

Mapa o que fazer em Santorini

Verão Europeu o que fazer em Santorini

A origem vulcânica de Santorini é responsável por suas principais belezas. A primeira delas é a forma como a ilha se formou. Na parte aberta do “C”, as praias, em sua maioria, são no nível do mar. A areia toca a água e é possível nadar e curtir a praia ali. Já na parte de dentro do “C”, a ilha é toda de enormes penhascos, sendo impossível tocar a água. Além disso, a formação vulcânica deixou traços encantadores nas praias, onde a areia, pode ser preta (como na praia de Perissa), vermelha (como na praia próxima a Akrotiri), rochosa, branca…

Praia Akrotiri o que fazer em Santorini

Praia Vermelha em Akrotiri.

Praia Akrotiri o que fazer em Santorini

Praia Vermelha.

O que fazer em Santorini

Thira

Visitar Santorini inclui muito mais que aproveitar o mar. A capital da ilha é Thira (pronuncia-se “fíra”) e é lá que se encontra a maior parte do comércio, muitos hostéis e alguns albergues, lojas de joias, souvenirs, etc. Um passeio por Thira é obrigatório! A vista desta parte é exatamente em frente ao vulcão Thirassia e é o segundo melhor pôr do sol de Santorini. Meu conselho é incluir no mínimo duas noites, pois o pôr do sol da ilha é considerado um dos mais bonitos do mundo. Em Thira, o sol se põe atrás do vulcão, formando uma das cenas mais bonitas que já vi. No verão o sol se põe por volta de 21h, mas os melhores lugares com as melhores vistas enchem de turistas, então vale a pena ir mais cedo.

Thira o que fazer em Santorini

 

Skaros Rock

Enquanto espera em Thira para ver umas das maravilhas do mundo, é possível descer até uma ponta da ilha onde existia um forte de proteção contra piratas. É um dos ponto mais legais sobre o que fazer em Santorini. É permitido subir até o topo e aproveitar a vista! E vale muito a pena. Ali do lado você vai ver a igreja de Skaros Rock. Você pode descer até lá e subir no topo da igreja. Parece perigoso e proibido, mas não é! Saiba mais no site oficial aqui.

Missing Santorini… ⠀⠀⠀ Siga: @diariodenavegador

A post shared by Nícolas A. Fontes Corgozinho (@fontesnic) on

 

Oia

Na ponta da ilha está a região de Oia (pronuncia-se “iá”) que abriga os hotéis mais caros e os melhores restaurantes da ilha. A região é tão turística que quase não existem casas de nativos (na verdade, eu não vi nenhuma), apenas hotéis. Também não é uma região que você encontraria um albergue – seria um achado muito caro, imagino. Ainda assim, Oia deve ser visitada por qualquer turista. É o cartão postal da ilha e abriga o pôr do sol mais encantador que já vi. O sol se põe ao lado do vulcão, encostando no mar. Se você tem apenas uma noite em Santorini (o que seria uma pena), é lá que você deve estar!

Quer ver um vídeo do pôr do sol? Então confira esse post do blog 7 continents 1 passaport!

Por do Sol Oia o que fazer em Santorini

DICA: o melhor lugar para assistir o pôr do sol em Oia, é no topo de uma ruína, bem na ponta da ilha. É fácil de encontrar e não tem absolutamente nada na frente, apenas o mar. Obviamente, o lugar atrai muitas pessoas, então chegar mais cedo é quase obrigatório para você ter a melhor vista. Mas não se preocupe, pois mesmo antes do sol se pôr, a paisagem já merece o seu tempo. Atrás destas ruínas, não muito longe, está a igrejinha de teto azul, a mais procurada para fotografias. E não é por menos… está vista merece mesmo ficar registrada!

Por do Sol Oia o que fazer em Santorini

Onde se hospedar

Fiquei hospedada em Perissa Beach, a praia de areia preta. A primeira vista parece muito distante, mas nada que um ônibus não resolva. Eles custam menos de 2 EUR e te permitem economizar dinheiro com hospedagem. Em relação a isso, Santorini é mais barata que Mykonos, pois a diferença de preço entre os hostels é muito grande. Fiquei hospedada no Youth Hostel Anna e recomendo fortemente. Com antecedência consegui uma diária muito barata e o hostel está do lado de um supermercado e um ponto de ônibus. É limpinho, tranquilo e fica a duas ou três ruas da praia.

A propósito, não deixe de visitar a praia vermelha em Akrotiri. É realmente bacana! Mas, mais ainda, não deixe de visitar Perissa. O mar é meio agitado, então nadar não é para todo mundo, mas na orla da praia existem barzinhos e restaurantes acessíveis e que dão um clima todo especial para o lugar. No fim da praia, perto de um paredão enorme, acontecem algumas festas tradicionais gregas dentro dos restaurantes ou até mesmo na areia, com pratos sendo quebrados e muitas gente dançando!


Booking.com

Navegador, ao reservar sua hospedagem no Booking.com por este link acima, o DDN receberá uma pequena comissão. Não se preocupe, você não paga nadinha a mais por isso!

😀

Perissa o que fazer em Santorini

Perissa Beach – praia de areia preta.

Como chegar do porto/aeroporto até o hostel

A maioria das ilhas gregas trabalham com pick up service, ou seja, você avisa o hostel que horas você chegará na ilha e um transporte deles te busca. Como muitas pessoas não avisam, os hotéis e hostels deixam o ônibus ou van já no porto nos horários em que chegam as balsas. Mas caso você não tenha um transporte ou não chegue pelo porto, ainda é possível ir de ônibus. Existem também empresas particulares de vans que fazem o traslado. Eles juntam pessoas que vão para a mesma direção e fecham o transporte. Não sai muito caro, cerca de 6 ou 7 EUR.


Saiba mais o que fazer, onde se hospedar e como se locomover nas ilhas! Não deixe de conferir nossos outros posts sobre a Grécia!

Saiba mais sobre Atenas aqui.

Saiba mais sobre Mykonos aqui.

Saiba mais sobre viajar na Grécia aqui.


E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Receba gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador por e-mail! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?