Onde se hospedar em Cusco: Wild Rover Backpackers Cusco

Cusco é a cidade mais visitada do Peru e uma das mais procuradas da América do Sul. Se você também está planejando uma visita a antiga capital do Império Inca, então confira onde se hospedar em Cusco!

Cusco é parada obrigatória para quem pretende visitar uma das maravilhas do mundo moderno, que é Machu Picchu. A cidade é também o ponto principal para vários outros passeios, trilhas e contatos com a cultura inca. Isso sem contar que Cusco é uma cidade interessante e com atrações que valem o seu tempo, principalmente no centro histórico.

A atmosfera de Cusco já te dá muita vontade de conhecer a região. A cidade é a perfeita mistura entre arquitetura inca e espanhola, o que nos permite imaginar como foi a colonização do Peru.

Cusco era a capital do Império Inca e foi nomeada a partir da palavra quíchua Qosqo, que significa o “umbigo do mundo”. E quem não teria vontade de conhecer o umbigo do mundo?

Saiba mais: O que fazer em Cusco: conheça a antiga capital do Império Inca.

Onde se hospedar em Cusco

Vista da varanda do pub irlandês que fica dentro do Wild Rover Cusco.

Quando procuramos onde se hospedar em Cusco, não é muito difícil escolher uma região. As atrações são quase todas perto da Praça de Armas e os melhores lugares para se comer bem também. Então, claro que o ideal seria se hospedar por lá.

Mas aqui temos um porém que pega muita gente – inclusive nós. É o ponto mais caro para se hospedar em Cusco! Nesta região, estão os melhores hotéis e por consequência os mais caros. Se você está disposto a pagar, então ótimo! Mas se você quer uma hospedagem mais em conta e ainda assim bem localizada, então pesquise um pouco mais.

É quase uma regra geral de economia não se hospedar exatamente na praça principal de uma cidade. Ali sempre vai ser caro. Mas se você olhar nos quarteirões vizinhos, vai ver uma diferença enorme de preço, sem perder a boa localização. Foi isso que fizemos em Cusco e foi assim que encontramos o Wild Rover Cusco.

Conheça o Wild Rover Backpackers Cusco

O Wild Rover é um hostel muito bem recomendado em Cusco. Ele tem uma ótima localização, bons serviços e um preço excelente!

Localização

Rua do Wild Rover Cusco.

Nós tínhamos muitas recomendações do Wild Rover de amigos que já tinham se hospedado lá, às vezes até mais de uma vez. Então foi nossa primeira opção de hospedagem. Só depois entramos em contato para uma possível parceria. Por isso, deixo aqui a nossa recomendação.

O hostel fica muito bem localizado! Está no centro histórico, perto das atrações, dos restaurantes, das agências e de tudo mais que você vai precisar para conhecer Cusco e região. O hostel está afastado o suficiente da Praça de Armas para não ser uma hospedagem cara, mas sem perder a proximidade com o centro.

Acomodações

Aqui a coisa fica ainda melhor. O Wild Rover não é um hostel comum. Quando digo que adoramos, não é exagero meu. O que faz este hostel ser diferente dos demais são suas acomodações. Eles oferecem desde dormitórios compartilhados de 16 camas a suítes para casal que são melhores que as de muitos hotéis.

As suítes ficam no terraço, longe de qualquer barulho e com uma vista espetacular do centro de Cusco e de suas montanhas. Mesmo sendo melhores que as suítes de muitos hotéis, são mais baratas que a maioria dos hotéis do centro histórico de Cusco. A procura pelas suítes é grande, então lembre-se de reservar com antecedência.

Alimentação

Pub irlandês dentro do Wild Rover Hostel.

No minha opinião, uma das melhores coisas que o Wild Rover oferece é o pub irlandês que fica dentro do hostel. Não só é o principal ponto de encontro do hospedes com bastante atividades oferecidas pelo hostel, como tem um comida deliciosa e extremamente acessível.

Nós comemos quase todos os dias no hostel. Porque às vezes não valia a pena sair e procurar um restaurante para jantar, sabendo que tínhamos ali dentro do hostel uma opção melhor. O hostel oferece café da manhã gratuito, então desde a primeira refeição do dia, já estávamos bem servidos.

Café da manhã incluso na diária.

O café da manhã sempre tinha chá, café, leite, pão, geleias… E para quem não queria esse café da manhã, o hostel ainda tem outras opções no cardápio pagas a parte. Ainda assim tinham um bom preço: cerca de 10 soles para um café da manhã bem completo.

Pratos bons, bonitos e baratos!

Basta olhar essa fotos que você vai entender o porquê de ser um benefício comer no hostel. Os pratos são grandes, bem feitos e custam em torno de 16 soles. Como não amar esse pub?

Atividades

Chegamos à pérola de cada hostel. Já conheci hostel que ofereciam apenas um quarto sem graça e ficava por isso mesmo. Mas quem viaja e se hospeda em hostel, sabe a importância das atividades de integração entre os hóspedes. Muitos viajantes viajam sozinhos e contam com essas oportunidades para conhecerem pessoas e viverem novas experiências.

Quadro de atividades do hostel.

Eu sempre gosto de hostels que tem essa pegada de interação. Sabe porque? Porque você pode escolher se vai ou não. Não tem problema não participar. O ruim é não ter a opção de escolha.

Festas e integração entre hóspedes

O Wild Rover tem atividades todos os dias!!! Isso é muito legal. Especialmente considerando que Cusco é um destino muito procurado por jovens, mochileiros e pessoas em busca de autoconhecimento e provações. Por isso, é um destino tão escolhido por pessoas que viajam sozinhas. Então ter esse tipo de atividade no hostel, é muito importante!

Mas vou deixar uma coisa bem clara aqui: nós não costumamos participar de muitas dessas atividades. Quase sempre temos um roteiro apertado, afinal viajar também é o nosso trabalho. Então vou deixar um relato da minha experiência. Mesmo tendo festas e atividades todos os dias, o barulho e a eventual bagunça das festas não chega nos quartos. Então se você está cansado e quer dormir, pode dormir tranquilo!

Como tudo acontece no pub e o pub fica no fundo do hostel, o barulho fica concentrado lá. Pelo menos do nosso quarto não deu para ouvir. Então participávamos um pouco, conhecíamos pessoas e voltávamos para o quarto para uma noite tranquila. Especialmente porque os passeios de Cusco exigem que você acorde muito cedo.

Aula de Ceviche peruano

Nós ficamos 5 dias em Cusco e pudemos presenciar várias atividades diurnas e noturnas no hostel. Mas uma que nos chamou muito a atenção foi a aula de ceviche peruano. Uma experiência super legal para quem tem interesse na cultura e gastronomia peruana.

A aula acontece na varanda do pub durante o dia com uma professora peruana ensinando as técnicas para um bom ceviche, prato mais famoso do Peru.

Eu não disse que as atividades do hostel eram ótimas? Você só não esperava que fossem deliciosas também 😛

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Serviços

Outro ponto importante na hora de escolher onde se hospedar em Cusco são os serviços que a sua hospedagem oferecem. Já falamos aqui dos quartos, localização, do restaurante, café da manhã incluso, das atividades de integração entre os hóspedes… Mas o hostel oferece outros serviços que são fundamentais na sua passagem por Cusco.

Lavanderia

Recepção do Wild Rover Cusco.

A primeira delas é o serviço de lavanderia. A verdade é que a maioria das pessoas que passam por Cusco estão em uma viagem longa pela América do Sul. Isso muita vezes incluiu outros países, como Bolívia e Chile. Então, é de se esperar que esses viajantes precisem lavar algumas roupas no meio do caminho.

A nossa viagem por exemplo, foi por Peru e Bolívia durante 3 semanas! É pouca roupa para muito tempo. Então precisamos lavar roupa pelo menos umas 3 vezes durante a viagem. E ter esse opção dentro do hostel foi uma salvação. E vou explicar porque:

Cusco tem muita coisa para ver e muitos passeios fora da cidade. Tempo livre para procurar lavanderias e buscar as roupas depois quase não existe. Nós ficamos muitos dias em Lima sem lavar roupa. Então, quando chegamos em Cusco, tinha muita coisa para lavar. Mas tem um problema. Nós ficávamos fora o dia todo e na maioria do tempo, nem estávamos em Cusco.

Então não tivemos tempo de procurar uma lavanderia, deixar as roupas, e voltar para buscar depois. Pois chegávamos sempre a noite em Cusco e já estava tudo fechado. Então, no segundo dia, vimos que o hostel oferece serviço de lavanderia! E melhor ainda: fica tudo na recepção.

Como funciona a lavanderia

Você pega uma sacola no pub, coloca suas roupas, e preenche um formulário na recepção com seu nome e quantos quilos de roupa você está deixando. Se você levar as roupas até o meio dia, ficam prontas no mesmo dia. Caso contrário, ficam prontas no dia seguinte.

Na recepção – que fica aberta 24 horas por dia – tem um armário aberto, onde eles deixam as roupas limpas. Então basta entrar na recepção e ver se a sacola com o seu nome está lá. Aí você assina o formulário de recebimento e pronto! Roupas limpas sem esforço, perda de tempo e entregues dentro do hostel.

O quilo de roupa custa 6 soles, um pouco mais caro que você encontraria na rua, mas com toda a praticidade que outras lavanderias não tem. E com mais uma detalhe: o hostel é extremamente organizado. Lá eles não misturam suas roupas com a de outros hóspedes, então não vai faltar peças suas ou vir peças de outras pessoas, como acontece nas lavanderias de rua.

Agência

Agência de viagem dentro do Wild Rover Hostel.

Agência de viagem dentro do Wild Rover Hostel.

Para finalizar a lista de benefícios do Wild Rover, temos mais uma notícia para te dar. O hostel não só tem um restaurante e uma lavanderia dentro das suas dependências, como tem também uma agência de viagens.

Se você já conversou com outros viajantes que visitaram o Peru, então você já sabe que é mais barato comprar os passeios direto nas agências de Cusco que comprar no Brasil ou em outras cidades peruanas. Não corre o risco de não ter vagas, de você não conseguir comprar um tour e perder um passeio. Nós compramos tudo um dia antes! Compramos nosso passeio para a Luguna Humantay, por exemplo, na noite anterior ao passeio.

Então ter uma agência dentro do hostel ajuda muito na hora de montar seus passeios. Eles trabalham com todos os passeios feitos a partir de Cusco. E o melhor, é que você acaba indo com as pessoas que estão hospedadas no hostel. Então fica muito mais fácil conhecer pessoas e fazer amizades.

A diferença de preço para as outras agências é pequena ou inexistente, dependendo do passeio. A única desvantagem, é que a agência do hostel não negocia. No Peru, você pode barganhar tudo, inclusive passeios. Nem sempre dá certo, mas vale tentar. A agência do hostel não é feite por peruanos, então barganhar preços ali não vai funcionar.

Mas pense bem no tempo que você vai gastar indo de agência em agência para conseguir um desconto e veja se vale mesmo a pena para você.

Free Walking Tour

A agência do hostel ainda organiza um tour pelo centro histórico. Ele custa cerca de 10 soles e sai todos os dias às 14:30. Nós não fizemos o tour com o hostel, porque o tivemos apenas um dia livre para isso e pelos nossos horários, preferimos um tour que saia na parte da manhã. Este tour inclusive é indicado pelo Wild Rover e você encontra todos os detalhes na recepção.

Como fazer minha reserva?

Pelo site do hostel

Você pode fazer a sua reserva pelo site oficial do hostel! Entre no site aqui e escolha no cabeçalho do site a cidade, a data e o número de hóspedes e clique em BOOK NOW. Na próxima janela, vai aparecer o valor total referente a quantos dias e quantas pessoas você selecionou.

Selecione o tipo de quarto que você quer e clique novamente em BOOK NOW. Para encerrar, basta preencher os seus dados, conferir os dados da reserva e clicar mais uma vez em BOOK NOW. Este processo é um pedido de reserva. Em 24 horas, você receberá a confirmação da sua reserva por e-mail se estiver tudo certinho.


O Diário de Navegador fez uma parceria de hospedagem e divulgação com o Wild Rover Hostel em Cusco. Em La Paz ficaríamos em outro hostel, mas gostamos tanto do Wild Rover de Cusco, que mudamos nossa reserva e estendemos nossa parceria de divulgação também para o Wild Rover de La Paz! 


Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Cusco é a cidade mais visitada do Peru e uma das mais procuradas da América do Sul. Se você também está planejando uma visita a antiga capital do Império Inca, então confira onde se hospedar em Cusco!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias