Restaurante Le Procope em Paris: história, filosofia e gastronomia

O restaurante Le Procope em Paris é um pedaço da história parisiense que além de tudo, ainda serve uma aclamada comida francesa. O restaurante mais antigo da França saiu de ponto de encontro de personalidades para uma atração turística cada vez mais conhecida.

Saiba mais: Tudo que você precisa saber antes de visitar Paris.

História do restaurante Le Procope

Fachada do Le Procope.

O Le Procope é uma das grandes pérolas parisienses. O restaurante/café foi inaugurado em 1686 pelo italiano Francesco Procopio Dei Coltelli e tem uma grande importância na história e nos pensamentos modernos. Sim, isso mesmo. O restaurante foi ponto de encontro de personalidades como Diderot, D’Alembert, Molière, Robespierre, Danton, Voltaire, Rousseau etc.

Algumas das personalidades que frequentavam o Le Procope.

Este foi o principal motivo da nossa visita. Conhecer o ponto de encontro de pensadores, escritores, filósofos de tamanha importância. Mas o café Le Procope ainda recebe o título de café mais antigo da França. Na verdade, é um dos mais antigos do mundo! A história ainda está tão presente no Le Procope que você ainda pode ver um chapéu de Napoleão que ele deixou lá no café.

Chapéu de Napoleão Bonaparte.

O café Le Procope é um testemunho das mudanças, dos ideais, da política, da filosofia e, claro, da história. A decoração ainda remonta os séculos XVII e XVIII. Com um ambiente cada vez mais turístico, os encontros políticos e filosóficos acontecem cada vez menos, mas a culinária francesa oferecida pelo Le Procope mantém suas raízes na tradição da cozinha de brasserie. Hoje é mais frequentado por apreciadores da boa comida e menos pelos encontros.

A região do Le Procope

O Le Procope fica no 6º arrondissement de Paris na Rue de l’Ancienne Comédie, em meio a uma região muito bacana de Paris. Dá para se perder pelas ruas e depois matar a fome no Le Procope. Não foi o que fizemos, pois as refeições eram um pouco mais caras que o nosso bolso permitia.

Mas ainda assim entramos no restaurante e conhecemos tudo por lá. Por ser uma atração turística, os funcionários estão acostumados a receber turistas que não necessariamente vão consumir no restaurante. Por isso mesmo não tiveram ressalvas sobre a nossa entrada. Então não fique com vergonha de entrar e não consumir!

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Saiba mais: Como funciona o Paris Pass: vale a pena comprar?

Como funciona o restaurante Le Procope hoje?

Cardápio

Os pratos principais estão na faixa dos EUR 20 a EUR 30. Eles trabalham com as opções de lanche, almoço e jantar. O site oficial do Le Procope tem um cardápio online com preços. Ajuda bem na hora de calcular o custo da sua ida ao restaurante e para conhecer os pratos que eles oferecem.

As opções de lanches são mais acessíveis. Elas envolvem um café, suco e um salgado, por exemplo. O jantar tem opções mais caras que o almoço. Eles oferecem um menu du jour de almoço que já inclui entrada + prato principal OU prato principal + sobremesa. Esse tipo de menu é bem comum na França.

Vimos alguns depoimentos dizendo que eles oferecem um cardápio em português! Não cheguei a ver, mas se realmente tiver, vai ajudar muita gente a experimentar melhor o restaurante.

Interior do restaurante Le Procope em Paris.

Saiba mais: Saiba como economizar em Paris.

Horário de funcionamento

De domingo a quarta das 11h30 às 00h00
De quinta a sábado das 11h30 às 01h00

Faça sua reserva

Para fazer a sua reserva no restaurante Le Procope, você pode entrar pelo próprio site oficial. No fim da página tem um botão clicável para você fazer a reserva. Primeiro você seleciona o número de pessoas e depois escolhe a data. Por fim, escolhe o horário e voilá!

Em francês o café da manhã é Petit Déjeuner, o almoço é Déjeuner e o jantar é Dîner. Escolha bem qual das refeições você pretende passar no Le Procope.

Quando fomos no restaurante Le Procope, tinham muitas meses vazias, então acredito que dê para chegar e encontrar uma mesa disponível sem grande dificuldade. O ambiente é grande e talvez não seja assim tão necessário reservar.

Quer conferir mais algumas fotos? Então confira a galeria de fotos no site do Le Procope.

Saiba mais: Passeios bate e volta: 13 lugares para conhecer a partir de Paris.


E você? Já conheceu o restaurante Le Procope em Paris?

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

O restaurante Le Procope em Paris é um pedaço da história parisiense que além de tudo, ainda serve uma aclamada comida francesa.

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias