Guia completo: Roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik, Croácia

Forte Bokar, Porto de Kolorina e Forte Lovrijenac fazerm parte do Roteiro de Game of Thrones em Dubrovnik.
Imagem real do Forte Bokar à esquerda, Forte Lovrijenac à direita e entre os dois o Porto de Kolorina (Blackwater Bay).

A Croácia é definitivamente uma joia do Adriático. Entre suas mais lindas cidades, está Dubrovnik: uma cidade que ainda carrega traços medievais e por isso é hoje o cenário de gravações da célebre série Game Of Thrones (Guerra Dos Tronos, em português). Mas vem cá: você sabia que existe um roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik? Venha com o Diário de Navegador e descubra onde ir em Dubrovnik para conhecer cada cantinho de King’s Landing!

ATENÇÃO!
Este post possui spoilers de Game Of Thrones. Caso ainda não tenha assistido a série até o final da 6ª temporada, leia sob sua responsabilidade! Hihi 🙂

Do que estou falando?

Para quem não é fã de Game Of Thrones como eu sou, vou explica do estou falando. Há alguns anos, uma série de televisão fantástica ganhou o mundo com suas tramas envolventes. Baseada nos livros escritos por George R. R. Martin, Game Of Thrones (carinhosamente chamada de GOT) é regada por conflitos políticos, paisagens espetaculares e muitas reviravoltas surpreendentes. Tudo isso com influências medievais e míticas. Se você ainda não deu uma chance para GOT, dê. Nem que seja para apreciar as belas paisagens. Vai por mim! 😀

Dubrovnik é antiga pra caramba

O seriado é gravado em diferentes lugares bonitos no mundo e tem takes também em estúdio. Dubrovnik, na Croácia, foi um dos lugares escolhidos para as filmagens da cidade fictícia de King’s Landing (e também outras) por ainda carregar fortes traços medievais e por ser bonita de morrer. Por sua beleza e características marcantes, a cidade croata foi consagrada Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1979. Saca só que belezura de lugar:

Paisagem linda da pérola do Adriático. Roteiro de Game of Thrones em Dubrovnik.

É surpreendente pensar que uma cidade de mais de 1000 anos ainda possui muralhas, fortes e torres desde seus tempos antigos. Mas nada disso ficou intacto por toda sua história. Apesar de ter sido desmilitarizada em 1970 a fim de prevenir estragos em caso de guerra, Dubrovnik foi atacada pelo exército iugoslavo em 1991 e por isso muitos de seus monumentos e lembranças históricas precisaram ser restaurados ou mesmo reconstruídos por completo.

Felizmente, o que existe hoje em Dubrovnik é preservado ferozmente, mesmo com o enorme fluxo de turistas em alta temporada na Croácia. O número de visitantes no país gira em torno dos 11 milhões anual!

O presidente da câmara de Dubrovnic, na Croácia, estima que metade do crescimento de 10% ao ano no número de turistas seja consequência do sucesso de Game Of Thrones, tendo em vista que a cidade é usada como cenário do seriado.

Roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik

Existem diferentes roteiros de Game Of Thrones em Dubrovnik que são pagos e podem sair bem caro. Caso você seja um viajante interessado em escutar curiosidades e ser entretido por bons guias turísticos, pode valer a pena! Os hostels costumam ter parcerias com agências, então é só perguntar na recepção que alguém te indicará um passeio guiado.

Por outro lado, se você for como eu e curte desbravar a cidade por conta própria, sem horários, livre, leve e solto, é só se ligar no mapa detalhado que preparei aqui em baixo. É um roteiro completo e fácil de seguir, separado em 4 partes. Mas tenha em mente alguns lugares são afastados na cidade e pode realmente ser fora de mão fazer tudo sozinho.

Clique na caixinha de tela cheia na parte superior do mapa para visualizar o mapa ampliado.

Parte #1 – Fortes e entrada

Boa parte da paisagem de King’s Landing se resume a estes locais. Em Game Of Thrones, imagens da parte externa do Forte Lovrijenac são mostradas com alta frequência, com o lindo mar ao fundo. Após visitar o local, caminhe até o Porto de Kolorina, onde foram gravadas cenas importantes da fictícia Blackwater Bay. De lá saem alguns passeios de caiaque bem legais até a ilha de Lokrum, mas este é assunto para outro post.

Pile Gate, por sua vez, aparece em diversas cenas. O retorno de Jaime Lannister do norte e a rebelião de King’s Landing contra o rei Joffrey mostram esta parte da cidade, por exemplo. Após passar por este portão, o acesso principal à muralha de Dubrovnik está à direita, na parte oeste da muralha. Esta região foi usada em cenas do campo de treinamento no episódio 504, Sons of the Harpy.

Dica de outro: vai passear pelas muralhas? Clique aqui e descubra uma dica de como economizar!

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Parte #2 – Caminhada sobre a muralha

Ao ter acesso às muralhas da cidade, você pode caminhar até o Forte Bokar, de onde terá boa visão do Porto de Kolorina e o Forte Lovrijenac. A visão de Blackwater Bay é incrível de lá!

Neste ponto, recomedo dar a volta completa sobre as muralhas, seguido primeiro pela “orla” e terminando o tour na Torre Minceta. A Torre Minceta é cenário de gravação das cenas de Daenerys logo após o roubo de seus dragões.

Saiba mais: O que fazer em Dubrovnik, Croácia

Parte #3 – Passeio pela Old Town

Esta parte do roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik passa por dentro da Old Town (parte murada, conhecida como “Cidade Velha”). É longa e muito bonita! Aproveite para curtir a atmosfera medieval do lugar. Se tiver sorte, encontrará bons músicos de rua pelo caminho.

O primeiro ponto dessa parte do passeio é o Museu Etnográfico de Dubrovnik, usado no episódio onde o Alto Septão anda nu pelas ruas de King’s Landing. Este lugar aparece também em cenas que mostram a fachada de um bordel. Após caminhar um pouquinho, você chegará à Rua da Margarida, onde se filma o mercado de King’s Landing.

A famosa cena da humilhação de Cersei Lannister, andando nua e toda zoada por King’s Landing, foi filmada nas Escadarias na Rua dos Jesuítas. Outras cenas foram gravadas neste local, mas o episódio de Cersei e sua walk of shame (“caminhada da vergonha”) é tão marcante que rouba toda a cena!

O Palácio do Reitor, em Dubrovnik, foi usado como cenário para o palácio do Spice King, na cidade fictícia de Qarth. O Monastério Dominicano aparece em cenas de de argumentação política e protestos com a participação de Tyrion, Lancel Lannister e Bronn. Já o Ploce Gate é a entrada leste da Old Town de Dubrovnik, local onde Cersei é entregue novamente à realeza após ser humilhada nas ruas da cidade real.

Vista aérea da Old Town. Roteiro de Game of Thrones em Dubrovnik.
Imagem real, aérea da Old Town de Dubrovnik, com Ilha Lokrum e Forte Lovrijenac ao fundo.

Parte #4 – Pontos afastados

Nem todo o roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik está próximo à Old Town. O Parque Gradac, por exemplo, fica um pouquinho mais afastado da entrada principal da cidade velha. Lá foram gravadas as cenas do envenenamento do rei Joffrey durante o casamento da Margaery Tyrell. Ao sair do Portão Red Keep, uma caminhada de quase 2 km te deixará na Villa Sheherazade. Neste local, Varys liberta Tyrion da caixa que ele estava escondido. O ponto mais afastado deste roteio talvez seja o Hotel Belvedere. Foi lá onde Oberyn Martell morreu para o assustador Montanha, durante a luta para o julgamento de Tyrion.

A Ilha de Lokrum pode ser acessada via boat taxi a partir do porto principal (próximo ao Portão Red Keep). Outra opção é via caiaques, que saem do Porto de Kolorina (nossa Black Water Bay). Lá na ilha foram gravadas as cenas da festa de Xaro Xhoan Daxos com Daenerys, em Qarth. Além disso, em Lokrum existe um lindo monastério, um museu de Game Of Thrones com Trono de Ferro e tudo mais, além de praias de nudismo… Mas esse último ponto é assunto para outro post.


Pois é, navegadores. Boa parte das belezas de King’s Landing podem ser vistas em um simples roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik, na Croácia. Se você estiver planejando visitar o país, não deixe de conferir esta linda cidade!

Se o seu plano for curtir o verão europeu em Dubrovnik, aproveite o rolê para conhecer outros destinos sensacionais! Uma excelente ideia (que inclusive eu mesmo fiz) foi conhecer a Croácia e a Grécia seguidas. Se for o seu plano, confira essas outras matérias geniais que a Mar escreveu:

Como montar um roteiro de viagem pela Grécia

Saiba o que fazer em Santorini, Grécia

Saiba o que fazer em Mykonos, Grécia

O que fazer em Atenas, Grécia


Você já visitou Dubrovnik? Pretende visitar? Então deixa aqui nos comentários suas expectativas pra viagem!

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Confira o roteiro de Game Of Thrones em Dubrovnik, na Croácia: uma das mais lindas cidades medievais do mundo! Guia fácil e completo!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Escrito por
Mais de Nic Fontes

Homem se isola da sociedade por 25 anos e revela algo incrível dentro de cavernas

Ra Paulette é um artista que decidiu se isolar da sociedade para...
Leia Mais

2 Comentários

Compartilhe suas ideias