Viajar sem passaporte: conheça 9 países que aceitam RG

Quer viajar para fora do Brasil, mas não tem certeza de quais documentos precisa? A primeira coisa a se fazer é conferir se o país que deseja visitar exige ou não a apresentação de passaporte. Como o Brasil possui acordo de trânsito de pessoas com alguns países, preparamos uma lista de todos os países que você pode viajar sem passaporte!

Você viu a novidade? Agora você pode trazer queijos e carnes do exterior!

Carteira de Identidade como documento internacional

É importante lembrar que carteira de motorista (CNH) não é válida como documento nestes casos! Ou você precisa de um passaporte ou deve apresentar a Carteira de Identidade (RG).

Não existe uma restrição oficial em relação a data de emissão do RG, mas evite viajar com um documento com foto muito antiga. O ideal é que a carteira de identidade tenha menos de 10 anos. O oficial que for analisar o seu documento pode não aceitar uma muito antiga!

Outra coisa a se preocupar em relação ao RG é o estado de conservação do documento. Mesmo que sua Carteira de Identidade tenha menos de 10 anos, verifique como está sua aparência. Lembre-se que este é o único documento que você irá apresentar, então vale a pena ser bem cuidadoso. Sempre confira o bom estado do documento!

Dicas de viagem: 6 dicas para você comprar passagem aérea barata!

Países que aceitam RG brasileira

Nada te impede de visitar estes países com passaporte e ganhar um carimbo de entrada! Pode escolher entre RG ou passaporte. Mas para quem não teve tempo de emitir um passaporte ou estava sem condições é importante saber que ainda assim pode viajar!

Estes países são: Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

A Venezuela é um caso mais específico. Recentemente passaram a exigir o passaporte e visto para quem vai a negócios, mesmo estando entre os países que não precisam. O mais indicado para quem vai para lá, é consultar as informações atualizadas no site do consulado ou embaixada venezuelana e sempre segui-las. A palavra final vem deles!

Você sabia que advogados tem desconto com a TAM?

Voos com escala

Se você vai para algum destes países que não exigem passaporte, mas vai fazer escala em outro país, confira se este país também não exige o passaporte! Para que vai, por exemplo, para a Colômbia, mas faz escala no Panamá, deve apresentar o passaporte no embarque ainda no Brasil.

Sempre confira todos os países que irá passar, pois se um deles exigir visto ou passaporte, é necessário apresentar mesmo que não seja o seu destino final!

O melhor mesmo é usar a Carteira de Identidade apenas em voos diretos!


Conheça as 6 regras de outros países que você precisa conhecer antes de viajar!

E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Compartilhe suas ideias