7 motivos para você fazer intercâmbio

O sonho de muita gente é conhecer outros países, outras culturas e quem sabe morar fora por um tempo. O número de intercambistas cresce cada dia mais e essa forma de conhecer o mundo vem se popularizando em vários países. Nós, do Diário de Navegador, já tivemos esta oportunidade maravilhosa e, por isso, gostaríamos de compartilhar alguns motivos para você também considerar fazer intercâmbio!

Conheça o TransferWise, a melhor opção de enviar dinheiro para o exterior!

Há um tempo atrás, intercâmbio era apenas para jovens de ensino médio e faculdade. Hoje, as possibilidades são muitas e é possível fazer intercâmbio com qualquer idade, seja de estudo, trabalho ou voluntário. Então descubra com a gente porque você deveria considerar ser um intercambista!

  1. Melhorar ou aprender um novo idioma

Adquirir fluência em um idioma é o principal motivo pelo qual as pessoas buscam fazer intercâmbio. Conviver com nativos e ter aulas do idioma facilitam muito na aprendizagem de uma nova língua. É uma ótima oportunidade de aperfeiçoar aquela aula de cursinho e desenvolver uma boa pronúncia, se tornando fluente de verdade.Balão de idiomas.

Além disso, fazer intercâmbio também te permite aprender do zero uma nova língua. Muitas pessoas vão estudar em algum país sem falar nem o básico do idioma. Nesses casos, é possível aprender em alguns meses o que você aprenderia em alguns anos no Brasil. Claro que tudo depende da dedicação de cada um em estudar e praticar o idioma.

Você viu a novidade? Agora você pode trazer queijos e carnes do exterior!

  1. Vivenciar novas culturas

Nada como chegar em um país e perceber o quanto o mundo é grande e o tanto de coisas que ainda temos para conhecer. Quando morei no Canadá, por exemplo, tiver a oportunidade de vivenciar o dia a dia da minha host family. Passei a conhecer muito mais sobre o estilo de vida canadense e entender o porquê das coisas do país funcionarem da forma que funcionam.

Quando morei na Itália, também percebi aspectos da vida dos italianos que podem passar despercebidos em uma viagem a turismo. Conversar com as pessoas, entender seus costumes e regras, abrem nossa cabeça para nos tornarmos pessoas mais tolerantes e educadas. Quem sabe até mesmo aplicar algumas das coisas que admiramos nestes países no nosso cotidiano no Brasil, de forma a melhorar cada vez mais a nossa qualidade de vida.

Família na praia.

Saiba mais: Hospedagem grátis pelo mundo: o que é Couchsurfing?

  1. Melhorar o currículo

A maioria das empresas, quando se deparam com candidatos com experiências de intercâmbio, costumam valorizar imensamente esta experiência. Ter no seu currículo que você morou em determinado país valida a sua fluência em um idioma. Além disso, te apresenta como uma pessoa aberta a experiências, tolerante e que sabe se virar sozinha. Todas essas características costumam agradar empresas que buscam pessoas com iniciativa, capacidade de comunicação e fluência em algum idioma.

Hoje já existem vagas exclusivas para candidatos que obrigatoriamente tiveram uma experiência de intercâmbio. Foi o caso dos meus dois últimos empregos, por exemplo.

Empresário.

Você sabia que advogados tem desconto com a TAM?

  1. Ganhar confiança e independência

Meu primeiro intercambio foi para o Canadá quando eu tinha 17 anos. Quando desci do avião, percebi o tamanho da experiência que estava prestes a ter. Tive que entrar em uma família e me esforçar para ser parte dela. Conviver em um idioma diferente do meu e ir para uma escola com pessoas que nunca vi na vida. Precisei também comer uma comida diferente da minha e em horários diferentes.

Tudo isso nos deixa muito mais adaptáveis, comunicativos, confiantes, proativos e independentes. Quando estou em uma situação complicada sempre penso: se eu consigo morar e conviver em qualquer país do mundo, eu consigo fazer isso também! Fazer intercâmbio tem essa tendência de melhorar a gente 😀

Aventureiro na mata.

Saiba o que são os Free Walking Tours e como participar!

  1. Aprender a controlar bem o seu dinheiro

Esta foi a principal mudança que notei em mim quando voltei dos meus intercâmbios! Quando você está recebendo um dinheiro contadinho e tentando conhecer o máximo de coisas possível, a tendência é que você aprenda a ter um controle mais severo do seu dinheiro. Nunca fui de anotar meus gastos e fazer muitas contas. Acontece que durante o intercâmbio, eu queria fazer tanta coisa que tive que começar a prestar mais atenção nos meus gastos e fazer economias. Acabei criando o hábito de cuidar do meu dinheiro e aplico isso até hoje! Nada como um apertinho de intercâmbio para te fazer economizar e controlar os seus gastos!

Outra coisa que o intercâmbio te ajuda com dinheiro, é que você passa a valorizar a quantidade que você tem e a perceber o real valor das coisas que consome. Quer comprar um casaco novo? Mas ele custa o mesmo tanto que uma passagem de ida e volta para a República Tcheca… Onde prefiro gastar o meu dinheiro? Quer jantar em um restaurante caro? É o mesmo preço de três dias de alimentação em Budapeste… Então, onde prefiro gastar o meu dinheiro?

Pilha de moedas.

Saiba mais: 6 dicas de como encontrar passagens aéreas baratas!

  1. Vivenciar um novo clima e novas paisagens

Muita gente gosta de viajar para um país com um clima um pouco mais parecido com o Brasil. É mais fácil de se adaptar e um clima bom te permite conhecer mais coisas, ao contrário de um inverno rigoroso. No entanto, devo dizer que é bem legal passar por experiências em um clima diferente do nosso. Seja com muita neve no inverno ou com um outono bem marcado e encantador.

Uma das coisas que mais gostei da minha experiência foi o fato de ter tido a oportunidade de ver o passar das estações. Cheguei no auge do inverno e peguei temperaturas bem negativas com muita neve. Dois meses depois da minha chegada, o país inteiro estava tomado por um tapete de flores apaixonantes! Três meses depois o calor dominava e o passeio principal eram idas na praia. Climas diferentes do nosso compõem paisagens encantadoras e experiências que dificilmente teríamos no Brasil!

Aventureiro na neve.

Saiba mais: 13 destinos exóticos que você precisa conhecer!

  1. Ter histórias interessantes para o resto da sua vida!

Em breve as suas melhores história vão começar com “quando eu estava em..” e você vai amar compartilhar tudo o que viveu! Intercâmbios te fazem passar por coisas que você nunca achou que viveria! Às vezes vai dar saudade de casa, vontade de comer um arroz com feijão e sentir um calorzinho. Nem todas as experiências que você vai viver vão ser boas de cara – provavelmente você vai passar alguns apertos. Mas todas vão te fazer crescer de uma forma muito madura e independente.

Selfie.

Como já diziam.. “intercâmbio é a melhor época da sua vida!”

Conheça as 6 regras de outros países que você precisa conhecer antes de viajar!


E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Tags relacionadas
,
Escrito por
Mais de Mar Falco

3 coisas que aprendi morando na Itália

Morar na Itália foi um grande presente para mim. Sempre tive esse...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias