10 cidades mineiras para aproveitar o inverno

Minas Gerais é um dos estados mais visitados do Brasil. Suas belezas, costumes e história encantam os próprios mineiros e o resto do país. E no inverno fica ainda mais charmosa! Então arrume as malas e aproveite o estado da boa comida, hospitalidade e encantos naturais. Venha com a gente e conheça 10 cidades mineiras para aproveitar o inverno!

  1. Ouro Preto

Foto: Wikipédia.

A clássica cidade mineira é parada obrigatória para quem chega em Minas Gerais. Fundada em 1711, a cidade é um dos pontos históricos e turísticos mais importantes do país. Foi a primeira cidade do Brasil a ser declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1980.

A arquitetura colonial da cidade combina com qualquer clima, mas no inverno fica ainda mais atraente. Ouro Preto fez parte do Ciclo do Ouro, da Inconfidência Mineira e faz parte da Estrada Real.

Ouro Preto possui um centro histórico completo e turístico, museus e uma incrível vida noturna. Por sede de uma das mais prestigiadas universidade do país, a UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), a cidade tem inúmeros bares. Além disso, possui uma gama de restaurantes com temas históricos e da boa gastronomia.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Poços de Caldas

Famosa por suas fontes de água, Poços de Caldas é uma cidade mineira com grandes potenciais turísticos. Com tamanho de interior e completa como uma capital, a cidade encanta pelas várias opções de lazer e atrações turísticas que fornece. A principal delas são as cachoeiras, em especial a Véu das Noivas. Carregada de belezas naturais, Poços de Caldas ainda chama a atenção por ser uma cidade para todos. Casais, jovens ou idosos, a cidade possui atrações para todo mundo!

É uma tradicional cidade interiorana, mas possui boas opções de bares e uma vida noturna cada dia mais ativa. Para os românticos, é uma cidade calma, charmosa e rodeada de belezas. No inverno, uma boa atividade é abusar da piscina térmica do Palace Hotel. Lembre-se que está em Minas Gerias. Aqui se come muito bem! Aproveite para conhecer os restaurantes da cidade.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Araxá

Pequena, famosa e bem turística, é a cidade de Araxá. Muito conhecidas por suas águas termais, pelo Grande Hotel de Araxá e seus maravilhosos doces mineiros. A cidade atrai todos os tipos de turistas e suas atividades e atrações servem para todos os gostos. A cidade é perfeita para cuidar do corpo e da alma, seja nos banhos termais, nos passeios pelas ruas da cidade ou se deliciando da maravilha gastronomia de Araxá.

Para quem gosta de mais animação, o ecoturismo da região também é um ponto forte. Pesca, hipismo, voos de asa delta. Tudo isso você encontra por aqui.

Como uma boa cidade interiorana de Minas Gerais, ainda existem algumas fazendas abertas para visitação. Ideal para quem busca esse contato mais rural e tranquilo. Não deixe de provar o máximo de doces, compotas e quitutes mineiros. Araxá não é famosa à toa. Você vai comer o melhor doce de queijo (conhecido como Ameixa de Queijo) da sua vida.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Tiradentes

Tiradentes é, hoje, uma das cidades mais procuradas em Minas Gerais. A cidade ficou muito famosa por seus festivais. O Festival de Cinema, o Festival Cultura e Gastronomia, O Festival de Vinho e Jazz, o Carnaval de rua… Tem festival para todo mundo! Tiradentes é uma boa mistura mineira, com uma das melhores gastronomias, muita cultura, história, religiosidade e natureza. Também agrada a todos os tipos de turista.

O turismo da cidade cresceu bastante por influência da Rede Globo. Tiradentes já foi palco de novelas e minisséries, como “Coração de Estudante”. Hoje, a cidade tem muito mais que isso. É uma das cidades mais charmosas de Minas Gerais e talvez do Brasil, com exemplares de arte barroca e toque do famoso Aleijadinho.

No inverno, passear de charrete, passear pelas ruas do centro histórico e aproveitar os maravilhosos bares e restaurantes são o passeio ideal. Aproveite também para conhecer os artesanatos locais. A cidade de Bichinho, fica logo ao lado e sobrevive dos maravilhosos artesanatos que são vendidos em Tiradentes. Em Bichinho, os preços são menores!

Por fim, não deixe de fazer o passeio de Maria Fumaça até a cidade de São João del Rei. Outra cidade que merece sua visita! No inverno, fica bem fria e sua história é uma das mais ricas e importantes de Minas Gerais.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

  1. Monte Verde

Distrito de Camanducaia e conhecida inicialmente por ser a “Campos do Jordão mineira, hoje, Monte Verde é muito mais que isso. É um conjunto de ecoturismo, romance e muito frio.

O turismo foi construído para atrair casais e famílias, mas com o tempo, outros grupos de turistas foram descobrindo o que a região tem para oferecer. Hoje, o ecoturismo é bem famoso na cidade. Trilhas, passeios a cavalo, montanhismo e a própria contemplação da natureza integram o leque de opções.

Estando a 1600 metros de altitude, Montes Verdes tem charme, sofisticação e animação. Foi carinhosamente apelidada de “Suíça mineira”. Além de todas as atrações, charmosas ruas e frio, Monte Verde, como toda boa cidade mineira, não deixa a desejar na gastronomia. Prepare-se para fondues, caldos e doces feitos no estilo mineiro. A cidade possui muitos restaurantes. Aproveite!

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Maria da Fé

Conhecida por ser a cidade mais fria de Minas Gerais, Maria da Fé é também muito famosa por sua hospitalidade. Localizada na Serra da Mantiqueira, é um dos destaques na produção de azeite. Inclusive, você pode acompanhar a produção do famoso azeite enquanto estiver na cidade!

O artesanato de Maria da Fé também é bastante conhecido e reconhecido culturalmente. A cidade também possui festivais, como o Festival da Viola, a Festa do Peão Boiadeiro, a Noite do Livro, a Folia dos Reis e a Catira.

Para os amantes da natureza, a cidade é ideal para quem pretende conhecer o Pico da Bandeira, a 1683 metros de altitude. No inverno, é possível chegar aos 0º ou menos!

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. São Lourenço

Também muito famosa pelas águas, São Lourenço é conhecida por ser a maior e mais nova estância hidromineral do Brasil. Por isso, sua maior atração turística é o Parque das Águas, fonte de água mineral e banhos relaxantes e com propriedades medicinais. Os passeios de balão são muito comuns na cidade.

Aproveite para fazer o passeio no Trem das Águas, uma Maria Fumaça que vai da estação de São Lourenço até a estação de Soledade de Minas com paisagens incríveis! Outras atrações também merecem ser citadas, como o Teleférico, Memorial Tancredo Neves, Aldeia Vila Verde, Mirante e Ilha dos Amores.

A cidade tem um comércio fervoroso e variado, com elos artesanatos, doces mineiros, queijos, quitandas mineiras e cachaças e licores. Também conta com eventos e festivais, como o Encontro Nacional de Corais, o Encontro Nacional de Automóveis Antigos, o Campeonato Brasileiro de Balonismo e a Feira Mineira de Artesanato Rural.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Caxambu

Em meio às montanhas do sul de Minas, está Caxambu, uma cidade famosa por suas belezas naturais. Também faz parte do Parque das Águas e tem um ecoturismo muito forte. Possui a maior concentração de águas carbogasosas do planeta. Seus jardins são bem famosos e muito queridos pelos visitantes, sendo 12 fontes diferentes de água mineral com propriedades diuréticas e desintoxicantes.

Aqui, um passeio de charrete combina totalmente com a cidade. O clima interiorano e de natureza remonta às épocas antigas de Minas Gerais. Aproveite também para fazer o passeio de teleférico até o Morro de Caxambu, onde terá uma vista de tirar o fôlego.

Para aproveitar ainda mais a natureza, visite o Horto Florestal, conheça os criatórios e exposições de cavalos manga-larga marchador e cavalgue pelas fazendas da região. Caxambu também tem lojinhas de artesanato e uma boa comida mineira.

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.

  1. Andradas

Famosa pelo ecoturismo e turismo de aventura, Andradas oferece muitas opções para os amantes da natureza, como trilhas, rapel, tirolesa e voo livre. Conheça a a Serra de São Domingos, com 1.686 m de altitude; o Pico do Gavião; e as Pedras do Elefante e do Pântano.

É também uma ótima opção para os amantes de vinho. A cidade possui vinícolas que iniciaram sua produção e costume de vinhos com os imigrantes italianos.

  1. Gonçalves

Nos pés da Serra da Mantiqueira, Gonçalves faz parte do circuito turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Com ar interiorano, a cidade foi se consolidando como um dos polos turísticos da região. Perfeito para ecoturismo, caminhadas, passeios de bicicleta e outras atividade ao ar livre.

É também uma cidade cheia de charme e fria, perfeita para casais. Aproveite para se deliciar com as geleias, queijos, conservas, azeites e outros temperos. Tudo feito com muito carinho e atenção aos detalhes, inclusive na fabricação das famosas cachaças mineiras e cervejas locais. É possível, inclusive visitar uma fazenda de produção orgânica de alimentos. Os artesanatos também completam a cidade!

Onde se hospedar: confira hotéis aqui.


Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Conheça 10 cidades mineiras para aproveitar o inverno - Pinterest

E você, já decidiu para onde vai? Conte pra gente!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias