2º encontro da RBBV: Saiba mais sobre o maior encontro de blogueiros de viagem do Brasil

A RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) realizou em novembro de 2018 o segundo encontro da RBBV (ERBBV). Sediado desta vez em Curitiba, o evento juntou blogueiros de todo o Brasil e empresas parceiras da rede. E claro, o Diário de Navegador esteve por lá para conferir tudinho do evento!

Imagem oficial do evento que foi colocada nos blogs participantes.

A primeira edição do ERBBV aconteceu em Belo Horizonte em 2016. O segundo encontro, já bem maior tanto de participantes, quanto de parcerias, nos levou para o sul do país. Foram cerca de 150 blogueiros participando em 2018.

Para mim, foi a primeira vez na região sul. Evento à parte, Curitiba já me conquistou de cara. Devo dizer que temos muito a aprender com a estrutura, marketing e relacionamento, além do preparo da cidade em relação ao turismo.

Inclusive, a prefeitura de Curitiba foi muito participativa no evento e nos ofereceu passeios, informações importantes e, claro, uma ótima receptividade. Aproveito para deixar mais uma vez o meu “muito obrigado”para a prefeitura.

Deixo aqui inclusive um vídeo publicado pelo então prefeito Rafael Greca no evento de abertura do ERBBV 2018.

O que é a RBBV?

Foto do blog Casa de Doda.

A RBBV é a Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem. Hoje no Brasil temos dois pontos de apoio para o mundo da blogosfera: a RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem).

A RBBV é focada nos blogueiros e na minha experiência, oferece muito mais benefícios para o blog e para o blogueiro. O Diário de Navegador faz parte da RBBV desde o final de 2016 e só temos a agradecer essa rede maravilhosa que temos no Brasil.

Já a ABBV, é uma coisa um pouco mais técnica e ajuda muito na construção da profissão do blogueiro de viagem.

Voltando a nossa querida RBBV, ela foi criada em 2011 pela Cláudia Beatriz do blog Aprendiz de Viajante. Hoje, já são mais de 1300 blogueiros fazendo parte da rede. O legal disso que é criamos uma união que nos ajuda a negociar com empresas, trocar experiências, dividir problemas e caminhar juntos para o sucesso da nossa profissão.

Confira aqui os objetivos e regras da RBBV.

Como posso fazer parte da RBBV?

Opa! Curtiu a RBBV? Então junte-se a nós!

Se você é blogueiro de viagem, então interaja com a maior fonte de conteúdo voltado para blogs: os próprios blogueiros.

Para fazer parte da RBBV você precisa:

  • ter um blog de viagens escrito majoritariamente em português. Se o seu blog fala também de outros assuntos, saiba que a maioria dos posts precisam ser sobre viagem;
  • o blog precisa estar no ar há pelo menos 1 ano, ter um mínimo de 24 posts publicados e uma periodicidade de publicação no mínimo bimestral pelos últimos 12 meses;
  • a maioria dos posts devem ser autorais e não publieditoriais;
  • os autores precisam ser claramente identificados no blog;
  • o(s) blogueiro(s) precisa ter mais de 18 anos.

Para saber mais sobre como participar da Rede, as condutas obrigatórias e fazer a sua inscrição, acesse este link aqui.

Como funciona o encontro da RBBV?

Como já falamos neste post, existiram até o momento apenas duas edições do encontro da RBBV. A primeira em 2016 em Belo Horizonte e a segunda em 2018 em Curitiba.

Acontece que de uma edição para outra, teve um aumento considerável no número de participantes e abertura com as nossas empresas parceiras também cresceu. Logo, a expectativa é que o evento se concretize como um encontro anual e sempre muito bem estruturado.

Aproveite para conferir os detalhes do encontro da RBBV 2018 no site oficial do evento aqui.

Quais blogs participaram do encontro da RBBV 2018 em Curitiba?

Abrace o Mundo
Abraço Mundo
Acordei, Quero Viajar
Aos Viajantes
Aprendiz de Viajante
Apure Guria
Asas a Bordo
As Viagens de Trintim
AZWanderlust
Bagagem de Memórias
Blog Só Viagem
Buenas Dicas
Cantinho de Ná
Casa de Doda
Cheap Trip
Chicas Lokas
D&D Mundo Afora
De Cá Pra Lá
De Mochila e Caneca
Descansa na Volta
Destinos por Onde Andei
Deusa Rodrigues
Dez Mil Milhas
Diana Viaja
Diário de Navegador
Diário de Uma Viajante
Dicas Nova York
Escolha Viajar
Estante de Viagens
Eu Ando Pelo Mundo
Férias pra Ontem
Fora da Toca
Fui Ser Viajante
Fuxicos de Viagens
Gastando Sola Mundo Afora

Guia Mundo Afora
Idas e Vindas da Carol
Inda Vou Lá
Jô Viajou
Latitude Infinita
Leve sem Destino
Let’s Fly Away
Meu Destino
Mochilão Barato
Mochilão Trips
Mulher Casada Viaja
Na Estrada com as Minas
Nós no Chile
Nossa! O Mundo é Nosso
Olivia Garimpando Por Aí
Para Viagem
Partiu Viajar
Patrícia Viaja
Qualquer Viagem, Eu Vou
Quase Nômade
Quer Saber? Eu Amo Viajar
Recordações de Viagens
Rodas nos Pés
São Paulo sem Mesmice
Sentidos do Viajar
Somando Destinos
Tá na Minha Rota
Tire a Bunda do Sofá
Top 5 Tour
Travel Trips Brasil
Trilhas e Aventuras
Trilhas e Cantos
Turismo LGBT
Turista FullTime
Turistando.in

Turistando Pelo Paraná
Turista Profissional
Uma Viagem Diferente
Uma Senhora Viagem
Um Viajante
Vamos por Ai
Viagem com Crianças
Viagem com Milhas
Viagem e Destinos
Viagem em Detalhes
Viagens Bacanas
Viagens de Carolina Martinez
Viagens e Caminhos
Viagens Imperdíveis
Viagens Possíveis
Viajando com Daniela Cascardo
Viajando com Sy
Viajando na Janela
Viajando sem Medo
Viajante Comum
Viajante Inveterado
Viajante Móvel
Viajantes por Opção
Viajar Correndo
Viajar sem Grana
Viajei Bonito
Viaje na Web
Viajoteca
Viciada em Viajar
Vida de Turista
Visa sem Paredes
Vinícius pelo Mundo
Viva Viaje!
Vivi na Viagem
Volto Logo

Como funciona a participação das empresas parceiras na RBBV?

O evento teve o patrocínio das empresas TripAdvisor, Seguros Promo, EasySim4U e Booking.com. Além destas empresas, o ERBBV também contou com o apoio do Curitiba Convention & Visitor Bureau, do Instituto Municipal Curitiba Turismo, do Curta Curitiba, da Serra Verde Express Trens e Receptivo e também da Belvitur.

A RBBV media a negociação com empresas que trabalham com programas de afiliados para blogs. Com isso, os blogs membros conseguem passar uma mensagem de união para as empresas e também conseguir acordos mais favoráveis. Algumas destas são empresas parceiras foram as patrocinadoras do evento.

Vale a pena participar do encontro da RBBV?

Se você leu todo o post até aqui já sabe a minha resposta. SIM!

O Diário de Navegador tem alguns pontos marcantes na sua história de vida que representarem momentos de grande mudança e melhoramento. Um destes momentos (e talvez o maior deles) foi a entrada na RBBV. A inscrição é gratuita e nós, blogueiros, formamos uma comunidade linda de se ver.

Confira seus pré requisitos, trabalhe o seu blog e se junte a nós! O encontro da RBBV é perfeita porta de entrada para um networking extremamente nichado. Além do contato com os outros blogueiros e do aprendizado com quem está nessa a mais tempo, as palestras ajudam perfeitamente a ter um brainstorm sobre os passos do seu trabalho.

Onde me hospedei em Curitiba

Thais do blog Mulheres Viajantes, eu, Renata do blog Inda Vou Lá e Jordana do blog Jo Viajou em frente ao Motter Home.

Optei por conhecer o Motter Home, eleito o melhor hostel de Curitiba e um dos melhores do Brasil. Ótima oportunidade, não?

Inclusive, já falei tudinho sobre o hostel neste post aqui.

Qual foi a programação do encontro da RBBV 2018 em Curitiba?

Noite anterior ao início oficial do evento

Na noite anterior ao início do ERBBV, aconteceu o tour de boteco com um grupo de 15 blogueiros que se inscreveram para a atividade. Como poucos blogueiros haviam chegado em Curitiba até então, foi o único evento da noite.

Pelo meu horário de chegada não daria para fazer o tour, mas aproveitei esta primeira noite para conhecer o restaurante do famoso chef Jamie Oliver, o Jamie’s Italian Curitiba. Este é o segundo restaurante do chef no Brasil. Ele fica localizado no Shopping Batel, um espaço de grandes marcas e lojas de grife.

1º dia do encontro da RBBV

Torre Panorâmica

O evento teve seu início oficial com um passeio a Torre Panorâmica de Curitiba. Fizemos uma visita guiada que nos conta a história de Curitiba (muito legal, à propósito).

Ainda na torre, tivemos a oportunidade de conhecer o prefeito Rafael Greca, um amante nato do turismo. Além das riquíssimas informações sobre a cidade e o turismo que ele nos deu, a sua presença ainda foi um marco de abertura do evento com direito até a Gengibirra – bebida tradicional do Paraná.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Bar do Alemão

Finalizado o tour, seguimos para o Bar do Alemão. Foi uma ótima oportunidade para experimentar os pratos alemães que fazem sucesso no bar alemão mais tradicional de Curitiba.

O Paraná tem uma imigração alemã muito grande, por isso o bar (e vários outros pontos da cidade, como o Bosque Alemão) carregam tão fortemente essa identidade original.

City Tour Linha Turismo

Com o apoio dos órgãos de turismo de Curitiba, o próximo passeio foi abordo do ônibus hop on hop off, o Linha Turismo. O ônibus turística passa pelas principais atrações da cidade com explicações em alto falante e você descer em qualquer uma das paradas e subir novamente no próximo ônibus que parar.

Sem descer do ônibus, o tour dura cerca de 3 horas. Descendo nas paradas, você gasta o tempo que precisar. O ônibus funciona de terça a domingo e na alta temporada das férias escolares funciona todos os dias. O preço do tour é de R$45,00 e te dá direito a 1 embarque e 4 reembarques.

No nosso tour, que teve suas paradas já pré determinadas, paramos no Jardim Botânico, na Universidade do Meio Ambiente (UNILIVRE) e no Parque Tanguá.

Abertura Oficial do Evento no Hard Rock Café

Para terminar o nosso primeiro dia, fomos recebidos em um coquetel de abertura oficial do evento no Hard Rock Café de Curitiba.

2º dia do encontro da RBBV

Passeio a Morretes

Começamos o segundo dia do encontro da RBBV com o maravilhoso passeio para Morretes. Seguimos de Curitiba para Morretes de ônibus em uma estrada de 120 curvas! Morretes é uma charmosa e bem pequena cidade que fica em meio as montanhas (Morretes = morro). Justamente por isso é um pouco abafada e no verão chega a dar uma sensação térmica de 49 graus. Então mesmo se estiver frio, vá com uma roupa mais leve por baixo da roupa de frio.

Almoço no Restaurante Madalozo

Com uma recepção animadíssima, nossa primeira parada em Morretes foi no Restaurante Madalozo para experimentar um dos pratos típicos da região, o Barreado. Ele é um prato típico do litoral paranaense composto de carne bovina cozida de 12h a 18h em uma panela com bacon, alho, cebola e outros temperos. Pode ser servido com caldo ou misturando o caldo com a farinha de mandioca, no estilo de um pirão. Por cima, pode vir uma banana assada ou frita.

O restaurante ainda ofereceu doses de diferentes cachaças locais – dá pra ver porque eu adorei o evento, né – risos.

Barreado no Restaurante Madalozo, em Morretes.

Passeio de trem no pôr do sol

Apesar de ser uma gracinha e ter bons restaurantes e feirinhas de rua, o grande tchan é o passeio de trem – que pode ser feito na ida ou na volta para Morretes. Nós fizemos na volta para Curitiba. este trajeto de trem é considerado um dos 10 passeios de trem mais belos do mundo. E olha, foi mesmo incrível!

Happy Hour no GARDS Rooftop

De volta a Curitiba, nos encaminhamos para o happy hour open bar (opaaaa!) no GARDS Rooftop, um bar super bacana que fica no Shopping Batel – o mesmo que abriga o Jamie’s Italian Curitiba.

Happy hour com as blogueiras no Gards Rooftop.

3º dia do ERBBV

Palestras no Mercado Municipal de Curitiba

Como nem só de turismo vive o blogueiro, chagamos na parte mais importante do evento: as palestras. Tivemos uma tarde extremamente enriquecedora de palestras, painéis e muito networking que vale por si só a presença no evento. Afinal, estamos participando para discutir os assuntos que envolvem a blogosfera – e que não sou poucos.

Um pouco de redes sociais, um pouco de novas parcerias com empresas, um pouco sobre contabilidade… enfim. Um pouco de tudo.

Além das discussões do dia, tivemos a oportunidade de conhecer o Mercado Central de Curitiba, onde foram ministradas as palestras.

Almoço no Mercado Central de Curitiba

O maior ponto positivo de ter uma rodada de palestras com o apoio do Mercado Central de Curitiba está na hora do almoço. Dois andares de várias opções para comer, desde pastéis a comida japonesa.

Festa de Confraternização na Ópera de Arame

Encerrando esse dia de palestras, fomos para a Ópera de Arame na festa de confraternização dos blogueiros. A Ópera é um dos cartões postais de Curitiba e é palco de inúmeros espetáculos. Ela está localizada no Parque das Pedreiras e possui uma paisagem apaixonante, dando um toque ainda mais especial aos eventos.

4º dia do encontro da RBBV

Visita exclusiva à Arena da Baixada

Fui surpreendida com a estrutura moderna da Arena da Baixada. Os blogueiros foram convidados para fazerem o tour pelo estádio e ainda tivemos uma palestra exclusiva sobre o funcionamento do Atlético Paranaense e sobre a reforma e utilização do estádio. Confesso que gostei muito mais do passeio que eu imaginava.

Almoço e passeio na Feira do Lago da Ordem

Como adoro uma feirinha, aproveitei o intervalo do almoço para seguir com um grupo de blogueiros para o Lago da Ordem, onde acontece uma feirinha aos domingos. Depois de conhecermos a feira, foi hora de conhecer o Garden Hamburgueria, um espaço super bacana com hamburguês bem gostosos.

Palestras no Espaço Cultural Capela Santa Maria

Foto do blog Gastando Sola.

Nossa segunda rodada de palestras foi no Espaço Cultural Capela Santa Maria, que devo dizer, é incrível! A antiga capela hoje é palco para eventos e conferências, como foi o nosso caso. O prédio está todo restaurado e muito bem cuidado.

Foi o ambiente ideal para seguirmos com os debates e palestras sobre o mercado digital e o mundo dos blogueiros. De YouTube a contato com os leitores, falamos de tudo um pouco e tivemos mais uma tarde riquíssima aos lado dos colegas blogueiros.

Jantar de encerramento no restaurante O Jardineiro

Aaah, chegamos ao fim. Nossa despedida foi um belo jantar buffet no restaurante O Jardineiro, que tem um espaço bem grande e um ótimo atendimento. Foi uma maneira bem legal de terminar o evento, já que tivemos a oportunidade de sentar em mesas grandes e conversar com mais calma com os blogueiros a nossa volta. Depois de um intenso dia de palestras, as cabeças estavam borbulhando de ideias legais para o nosso mercado.

Dia bônus do encontro da RBBV

Walking tour pelo Centro Histórico de Curitiba

Oficialmente o encontro da RBBV acabou na noite anterior. Mas para quem decidiu ficar um pouco mais em Curitiba ou tinha um voo mais tarde, como foi o meu caso, a manhã do 5º dia foi voltado para duas opções de tours: um tour de bicicleta oferecido pela Kuritbike e o walking tour pelo centro.

Eu optei por participar do walking tour e tive uma ótima experiência conhecendo um pouco sobre o centro e a história de Curitiba. Ao lado do nosso guia, que já havia nos apresentado uma boa parte da cidade no primeiro passeio na Torre Panorâmica, tivemos inclusive a oportunidade de conhecer a Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib – ou Mesquita de Curitiba.

 


Com o fim do encontro da RBBV, só resta uma dúvida.
Onde será o ERBBV 2019?
EU VOU!

Confira outros posts sobre o Encontro da RBBV de 2018

Blog Vida sem Paredes – 2º Encontro de Blogueiros da RBBV agita Curitiba

Blog Uma Viagem Diferente – ERBBV 2018 Curitiba, encontro de blogueiros

Blog Mochilão Barato – Curitiba sediou o 2º encontro de blogueiros de viagem da RBBV

Blog Recordações de Viagem – Encontro da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem de 2018

Blog Turistando pelo Paraná – Encontro da RBBV em Curitiba: troca de experiências, conhecimento e turismo

Blog Na Estrada com as Minas – Encontro RBBV 2018 – Edição de Curitiba

Blog Rodas nos Pés – ERBBV: o maior encontro de Blogueiros de Viagem do Brasil

Blog Mulher Casada Viaja – Curitiba recebe blogueiros de viagem

Escrito por
Mais de Mar Falco

Como escolher o melhor seguro viagem para a América do Sul?

Você sabe qual o melhor seguro viagem para a América do Sul?
Leia Mais

Compartilhe suas ideias!