Permita-se: um relato de quem viaja sozinha

A Juliana Carrara escreveu esse incrível guest post encorajando mais mulheres a caírem na estrada. Juntas ou sozinhas, o que importa é seguir sem medo o que você deseja. A Juliana sempre aborda temas relacionados a mulheres viajantes com muita sinceridade e coragem. Confira mais um texto inspirador de autoria dela!


Muitas pessoas ainda se espantam com a ideia de uma mulher estar viajando sozinha e isso é aceitável do ponto de vista que “é perigoso”, mas me diz, existe por acaso algum lugar totalmente seguro no mundo?

O perigo existe e não nego isso, mas se olharmos sempre por esse lado nunca faremos nada. Se eu não me permitisse fazer as coisas por medo o tempo todo, nem de casa eu sairia, já que não tenho como estar acompanhada 24h por dia nem mesmo na minha cidade.

Eu vou para a faculdade sozinha, vou treinar sozinha, vou até o trabalho sozinha, de noite quando saio costumo ir e voltar dos lugares sozinha também… Ou seja, eu vivo fazendo coisas sozinha, isso é normal e a maioria das pessoas independentes fazem isso, sendo assim não faz sentido se preocuparem com o fato de eu estar sozinha apenas por estar viajando.

Do ponto de vista das pessoas que acham chato viajar sozinha, isso depende muito do relacionamento que você tem consigo mesmo e eu, viajando sozinha pela segunda vez para lugares bem longe de casa, ressalto que é uma experiência que todos deveriam ter pelo menos uma vez na vida.

Algumas pessoas nunca nem tentaram viajar sozinhas e afirmam que não iam gostar, que não conseguiriam, que não teriam coragem… Tudo é uma questão de SE PERMITIR. A vida é feita, quase que totalmente, das “coisas” que nós permitimos.

Acredito que muitas coisas seriam diferentes se as pessoas se permitissem a um autoconhecimento maior, a uma análise ampla do que são, do que gostam ou não, do que querem ou não, do que merecem ou não.

Um exemplo: vejo pessoas super bacanas sendo escravas de relacionamentos amorosos deprimentes e, mesmo sabendo disso, não conseguem sair, não conseguem dar um basta, não conseguem enxergar que só estão permitindo sofrimento e um futuro infeliz.

Mas não adianta você falar isso para elas, não adianta elas terem mil provas na frente delas de que estão fazendo a escolha errada. Por que?! Porque elas não aprenderam a viver sozinhas, não se conhecem, não sabem o que merecem ou não, não conseguem sentir o prazer da própria companhia e muito menos a paz que o amor próprio concede.

Pessoas que sabem viver felizes sozinhas só aceitam a companhia de pessoas que trazem coisas boas, leves e semelhantes às que elas mesmas acreditam serem essenciais para uma vida saudável.

Pessoas que não sabem viver felizes sozinhas aceitam a companhia de qualquer pessoa porque o apego substitui qualquer “centelha” de amor próprio.

Enfim, o que eu quero dizer com esse texto é que a vida pode ser maravilhosa se a gente SE PERMITIR vivenciar algumas coisas e saber se afastar daquilo que nos impede disso.

Autoconhecimento é essencial porque nos guia para aquilo que nosso coração deseja e que o raciocínio sabe que é melhor. Permita-se! Ninguém nunca vai nos conhecer melhor do que nós mesmos.


Foto Juliana Carrada

O texto acima foi escrito pela Juliana Carrara. Ela tem 23 anos, é estudante de Direito, ama escrever e compartilhar suas experiências, especialmente sobre viagens, pensando nisso criou o Projeto Flor Selvagem, posta textos e reflexões sobre a vida em geral e incentiva mulheres a viajarem (sozinhas ou não), já que a sociedade ainda limita muito as capacidades femininas.
Siga a página no Facebook para acompanhar mais textos e o Instagram para acompanhar fotos das viagens!


E você? Já pôde aproveitar os prazeres de viajar sozinho (a)?

Estamos sempre abertos a críticas e sugestões em nossa fanpage no Facebook e também nosso contato direto.

Lembrando que as imagens acima são capturas de tela retiradas dos vídeos acima.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Escrito por
Mais de Mar Falco

9 dicas fundamentais para economizar dinheiro para viajar

Viajar sem grana não é para todo mundo. Pedir carona, se hospedar...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias