7 tradições de Natal estranhas pelo mundo

Tradições de Natal podem ser bem estranhas para nós, brasileiros, quando olhamos para o resto do mundo. A história do bom-velhinho que traz presentes é mesmo bastante difundida, mas vários países possuem seus costumes únicos e às vezes bem perturbadores…

Durante nosso intercâmbio na Europa, tivemos a oportunidade de participar de diferentes rituais de Natal. Conhecemos as festas de Natal da Hungria, da República Tcheca, da Polônia, Itália, Alemanha, França, Holanda, e outras mais!

Conversamos ainda com mexicanos, espanhóis, franceses e várias outras pessoas que contaram para nós um pouquinho das peculiaridades de suas culturas em época de final de ano.

Explore um pouquinho mais culturas diferentes com essa lista de 7 tradições de Natal estranhas pelo mundo!

  1. Alemanha – demônios de feno

Demônios de feno na Alemanha, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

A Alemanha tem algumas tradições de fim de ano bem estranhas. Na cidade de Bischofswiesen, por exemplo, jovens se vestem com fantasias feitas de feno para assustar as pessoas enquanto correm pelas ruas nos dias que precedem o Natal! Esse costume faz referência ao paganismo e a pequenos demônios… eu ein!

  1. Inglaterra – pura onda

Pular onda no mar gelado da Inglaterra, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

Assim como os brasileiros, os ingleses também têm o costume de pular ondas no fim de ano, mas com algumas diferenças. Pensa no frio na Inglaterra em dezembro… Pois é! Em Brighton, uma cidade no sul do país, a temperatura fica em torno de 5 °C nessa época do ano. A tradição por lá é pular ondas do mar no Natal, vestindo apenas um gorro de Papai Noel e roupas de banho!

  1. Áustria – castigos nas ruas

Krampus na Áustria, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

A Áustria é bem estranha quando falamos sobre tradições de fim de ano. Por volta do dia 5 de dezembro algumas pessoas vão às ruas fantasiadas de Krampus, um demônio horroroso, armado com varas e correntes! A ideia é castigar as crianças que não foram boazinhas durante o ano. Enquanto isso, no mesmo desfile, São Nicolau distribui pequenos presentes para as crianças boas, como doces e balas.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

  1. Islândia – gato monstro

O Yule Cat, na Islândia, é uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

Créditos da imagem para: Life With Cats.

No Natal, famílias islandesas presenteiam cada familiar com roupas quentes. A lenda por lá é que existe um gato assustador que devora as pessoas que não estiverem agasalhadas para o inverno! É uma causa bem legal e as famílias trabalham juntas para que ninguém vá parar no estômago do gato. 🙂

  1. Catalunha – tronco cagão

Na minha opinião, essa é a tradição de fim de ano mais estranha dessa lista. Conheçam o Caga Tió, um tronco de madeira que é “alimentado” com doces e presentes durante o mês de dezembro. No dia 25, crianças e adultos espancam o tronco “guloso” a pauladas, até ele “cagar” e devolver o que comeu. Não tá entendendo nada, né? Saca só esse vídeo:

  1. Grécia – goblins ladrões

Goblins na Grécia, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

Na Grécia, as tradições de fim de ano envolvem espantar os “kallikantzaros”. Eles são goblins, estranhas criaturas que vivem debaixo da terra tentando destruir a Árvore da Vida. No Natal eles sobem para a superfície e se escondem em casas para assustar pessoas, pregar peças e roubar guloseimas!

  1. México – piñata

Piñatas no México, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

Você já deve ter ouvido falar das famosas piñatas! São pacotes em forma de estrela ou animais que ficam pendurados. A ideia é tapar os olhos de um adulto ou criança com uma faixa preta, dar a esta pessoa um bastão e assisti-la tentar acertar o objeto! Quanto a piñata se quebra, nozes frutas e doces se espalham pelo chão, fazendo a alegria da festa!

BONUS

  1. Holanda – racismo?

"Pedro negro" na Holanda, uma das diferentes tradições de Natal pelo mundo.

A Holanda é bem polêmica com suas tradições de fim de ano. Eles têm uma festa chamada Zwarte Piet, que significa “Pedro Preto”. Ele seria o ajudante do Papai Noel. Pessoas saem às ruas com o rosto pintado de preto, lábios vermelhos e peruca black power para desfilar no dia 5 de dezembro. Muitos consideram esse costume bastante racista.


Navegador, o mundo  é bem grande e cheio de pessoas diferentes! Essa diversidade cultural é linda e devemos fazer o nosso melhor para entendê-las e respeitá-las.

Para nós, brasileiros, algumas delas podem parecer bem estranhas ou até assustadoras num primeiro momento. Outras, por outro lado, são enriquecedoras e lindas.

Explore o que há de diferente ao seu redor hoje mesmo!

😀


Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

A história do bom-velhinho que traz presentes é pouco para esses países. Explore culturas diferentes com 7 tradições de Natal estranhas pelo mundo!

 

Qual a tradição de Natal desta lista é a mais bizarra para você? Deixe nos comentários!

Se curtiu o post, compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias