Como ser produtivo trabalhando em Home Office

Sou blogueira a mais de um ano. E sei que nem sempre estamos no ápice da produtividade. Esta é uma das belezas e problemas da vida de home office. O dia que você se sente produtivo, faz um milhão de coisas e rende muito o trabalho. Já me aconteceu de passar o dia trabalhando 12 horas intensamente. Mas tem dia que não produzimos nada, e isso é muito conflitante. Eu achei que hoje seria um desses dias, até que refleti sobre minha produtividade e consegui extrair algumas lições dos meus dias de muito trabalho. Refletindo sobre o meu dia a dia, consegui separar algumas dicas sobre como ser produtivo trabalhando de home office!

Comecei a fazer parte do Diário de Navegador em janeiro de 2016. Nesta época, eu conciliava trabalho + blog + faculdade + aulas de italiano. Logo, meu dia era sempre cheio e eu estava sempre correndo atrás de prazos, provas e clientes. No final de 2016 me formei na segunda graduação e decidi sair do meu emprego em uma agência de intercâmbio.

O blog estava crescendo e eu queria me dedicar cada vez mais a ele. Eis que me vi trabalhando de casa e fazendo aulas de italiano apenas. Foi um baque enorme. A princípio eu amei cada segundo do meu dia com a liberdade que eu sempre quis. De repente, vi que home office pode ter altos e baixos de produtividade que afetavam muito a minha vida.

A imagem de trabalhar de casa é muito romântica. Mas ninguém te conta como é ficar o dia todo sem falar com alguém, ou como ser o seu próprio chefe pode te dar liberdades de prazos que são prejudiciais para o seu trabalho.

Foi aí que comecei a testar várias formas de ser mais produtiva trabalhando de casa. E tendo mais resultados no trabalho, resolvi compartilhar minhas experiências com você!

Saiba mais: Como ser um nômade digital.

Tenha uma agenda bem definida

Eu trabalho com internet e quase tudo meu é virtual. Menos a minha agendinha que me acompanha ferozmente para onde eu vou. O meu caderno de anotações de viagem também é old fashion com caneta colorida e tudo mais.

Ter uma agenda, seja virtual ou de papel, ajuda muito a se organizar para o dia. Eu comecei anotando só em uma folha da agenda tudo o que eu tinha que fazer. Fazer post disso, separar imagens daquilo… E ia fazendo a medida que tinha tempo e estava “no clima” daquela tarefa. Nem preciso dizer que não foi a melhor ideia.

O que eu percebi é que se você não tem claro na sua cabeça (ou agenda) o que vai fazer aquele dia especificamente, fica muito perdido. Ou você faz muito ou não faz nada. E acredite, fazer muito também é prejudicial.

Eu me vi em uma situação em que ia deitar para dormir e ficava remoendo as coisas que não tinha conseguido terminar no dia. Isso não é legal. Cria mais um pressão sobre a sua vida, vamos dizer, desnecessária. Quando você estabelece as tarefas do dia, fica satisfeito quando termina e não fica sofrendo com o que mais tinha para fazer essa semana.

Por isso, separe uma agenda e estabeleça tarefas diárias! Vai render muito mais e não vai estragar os seus momentos de folga.

Saiba mais: Ganhe dinheiro enquanto viaja: o que é um nômade digital?

Trace objetivos claros

No meu caso, anotar “fazer um post” era muito amplo. Claro que você não precisa se pressionar em um tema se quer escrever de outro, mas dar uma direção ajuda muito na hora de produzir. Afinal, quando alguém te dá um assunto para fazer uma redação por exemplo, você se esforça com o tema e faz. Quando deixam o tema livre, gastamos muito tempo pensando sobre o que fazer e a dúvida afeta o resultado.

É quase como o paradoxo do burro de Buridan, onde um burro com fome colocando entre dois fardos de feno ficaria paralisado com a indecisão e morreria de fome. A indecisão toma muito tempo da nossa vida. 

Quando for separar suas tarefas, pense bem. Porque estou fazendo esta tarefa? O que quero atingir com ela? Assim, fica mais fácil controlar os seus resultados e você sempre saberá em qual etapa daquele projeto está. O que nos leva para a próxima dica:

Planeje com antecedência

Em qualquer trabalho, a visão macro é muito importante. Ao criar um novo projeto, é preciso pensar nos objetivos que você busca alcançar e no processo que ele terá. Aí vem a dica de planejar com antecedência. Afinal, vamos combinar que é bem chato você ter que fazer as tarefas da noite pro dia, com pressa e com uma preguicinha do que está fazendo por falta de planejamento.

No caso do blog, temos um calendário editorial, por exemplo. No início de cada mês, preencho as datas que publicamos posts com o assunto daquele post. Se surgir um novo assunto pelo caminho, ótimo, basta editar. Mas assim, não preciso correr para fazer qualquer coisa um dia antes de publicar o post.

Calendário editorial do Diário de Navegador.

O mesmo serve para o facebook, instagram, pinterest, google+, etc. Inclusive, já nos segue por lá?

Saiba mais: 6 erros de blogueiros que você precisa evitar.

Quebre as tarefas

Essa dica é uma das minhas favoritas e acredito ser uma das mais importantes para quem procrastina muito. Quebrar as tarefas te dá uma sensação de realização maior e te mostra exatamente o que tem que ser feito para que você a conclua.

Não escreva na sua agenda “fazer monografia”. Quebre esta tarefa nas partes que a compõe, por exemplo, pesquisar como fazer uma boa introdução, resumir capítulo X, Y e Z, etc.

Assim, consegue colocar as tarefas em dias diferentes, se for o caso, e consegue visualizar e se organizar sobre o que ainda tem que fazer. Genial, não?

Saiba mais: O que você precisa saber para criar um blog.

Estipule horário de início e fim de expediente

Muiiiiiito importante para quem trabalha em home office. O trabalho está dentro da sua casa, não tem como sair do escritório e encerrar o expediente. O “deixa que amanhã eu faço porque já são dez horas da noite” às vezes vira “vou ali fazer”.

Pense direitinho quantas horas por dia você quer (ou precisa) trabalhar para concluir suas tarefas e monte sua carga horária de trabalho. Se você consegue fazer tudo em 6 horas por dia, ótimo. Então organize o seu horário e comece a cumpri-lo.

Assim, você não procrastina o dia todo sem começar nada e sabe a hora de parar. Se seu horário acaba as 19 horas, então a partir deste horário libere sua mente para não se preocupar mais em trabalhar. Nada de peso na consciência porque está vendo Game of Thrones a noite e não trabalhando. Você já cumpriu sua carga horária e, como todo trabalhador, chegou a hora de parar.

Essa dica foi uma das que mais me ajudou, de verdade. Eu ia visitar os meus pais, ler um livro, ver um filme ou mesmo deitar para dormir e ficava repassando na minha cabeça que tinha que estar produzindo alguma coisa. Isso é exaustivo e nem um pouco correto. Se você está em um trabalho de home office e precisa produzir o tempo todo, então ou está no trabalho errado ou precisa contratar um funcionário. A vida não é para ser vivida com tamanha pressão. Para isso, existe o expediente de trabalho. Respeite-o.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Crie prazos

Prazos! O grande amigo dos trabalhadores. Se você saiu de um escritório para ser seu próprio chefe e achou que não ia ter prazos mais, sinto te dizer que você estava errado. Prazos fazem parte da vida de qualquer pessoa que quer desenvolver algum projeto e busca algum sucesso na vida profissional.

Se você não tiver uma data limite para finalizar aquela tarefa, você se acomoda e não a termina. Assim, fica muito difícil atingir seus objetivos. Prazos não só te ajudam a concluir tarefas, como também te dão uma previsão de conclusão do seu projeto.

Saiba mais: 21 trabalhos para nômades digitais.

Se comprometa com alguém

Essa eu aprendi com o Nic. Ele é mestre em se comprometer com seus objetivos. Como temos o blog juntos, todos os projetos são discutidos entre a gente e juntos colocamos os prazos. Para as tarefas que apenas um de nós executa, sempre contamos para o outro quais são os nossos prazos.

O objetivo disso é te pressionar para cumprir o prazo. Se você é seu próprio chefe e não cumpriu o prazo que estipulou para você mesmo, o que vai acontecer? Provavelmente nada. Então quando se compromete com aquele prazo para outra pessoa, sua responsabilidade aumenta e você passa a cumprir melhor suas datas.

Se você trabalha completamente sozinho, então conte para alguém que não seja seu colega de projeto. Comente com seu parceiro, com sua mãe, com sua melhor amiga. Não importa. Um dia vão te perguntar: terminou aquela tarefa? E para não ter que dizer “não”, você vai concluir a tarefa.

Seja organizado

Sou muito organizada, e vejo na organização uma ajuda para ser mais produtivo em home office e evitar a procrastinação. Tenha uma mesa organizada, pastas no computador e planilhas de controle. Tudo isso te ajuda a produzir mais e saber o que está produzindo para não perder tempo. Organização anda lado a lado com planejamento. É mais um facilitador do seu trabalho!

Saiba mais: 6 dicas para blogueiros de viagem iniciantes.

Estabeleça um espaço próprio para o trabalho

Quando trabalhamos em casa, sentar na cama para trabalhar, levar o computador para a cozinha ou ocupar toda a sua sala são acontecimentos rotineiros. Eu, por exemplo, sou mestre em trabalhar na cama. Mas devo te dizer que não é legal. Sabe porque? Porque acabo dormindo no meu local de trabalho. Estranho, né?

Então, coloquei uma mesinha no meu quarto (que é o único espaço que tenho privacidade, já que divido apartamento com outras pessoas) e trabalho nela. Logo, quando saio da mesa não estou mais a trabalho. E condicionei minha mente a pensar que quando me sentar na cadeira, tenho que parar de procrastinar.

Não veio fácil para mim. Não tenho espaço de escritório em casa ou um cantinho longe do meu quarto que eu possa trabalhar sem misturar as coisas. Ou sem ocupar o espaço de quem mora comigo. Então faço esse constante esforço de trabalhar na minha mesinha e diferenciá-la do resto do quarto, meu lugar de descanso.

Para quem tem um cômodo separado do quarto que pode dedicar para trabalhar, é ainda mais fácil. Ter um quarto/escritório em casa é uma mão na roda e ajuda muito a evitar a procrastinação e aumentar a produtividade. A nossa cabeça sabe que no escritório temos que trabalhar e em casa podemos descansar. Então busque criar um ambiente de trabalho separado do seu ambiente de lazer. Vai ver que seus resultados serão melhores!

Tire pelo menos um dia da semana para não trabalhar

Mulher descansando em sofá.

No começo do meu tempo de home office, eu trabalhava e me cobrava todos os dias. Domingo a domingo. E isso não é saudável, produtivo ou recomendado. O Nic trabalha durante a semana no emprego dele, então sempre trabalhamos juntos no blog aos sábados.

Para que a gente não vivesse para trabalhar e se preocupar com tarefas a serem concluídas, tiramos o domingo para não fazer nada. É o que as pessoas que trabalham fora de casa fazem e temos que trazer isso para o home office. Se você já faz isso, muito bem! Que bom que você já teve essa consciência, pois eu não tive. Estava sempre falando de trabalho e com peso na consciência cada vez que não produzia algo novo por dia. Não vale a pena, hein!


Você trabalha em home office? Então conta para a gente a sua experiência! Tem mais alguma dica?

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Trabalhar de casa é o sonho de muita gente, mas nem tudo são flores. Então confira nossas dicas e aprenda como ser produtivo trabalhando em home office!Trabalhar de casa é o sonho de muita gente, mas nem tudo são flores. Então confira nossas dicas e aprenda como ser produtivo trabalhando em home office!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias