Como ser um nômade digital: primeiros passos

Ser um nômade digital é um dos maiores desejos daqueles que viajam e amam tecnologia e inovação. É um estilo de vida que permite ganhar dinheiro enquanto viaja e ter independência geográfica!

Mas vem cá, você sabe quais são os primeiros passos para ser um nômade digital?

Nós do Diário de Navegador conversamos com muita gente e reunimos as melhores dicas para começar a ser um nômade digital. Confira!

Saiba mais: Ganhe dinheiro enquanto viaja: o que é um nômade digital

Aprenda a viajar

Ser um nômade digital requer mente aberta e preparo psicológico nas andanças por este mundão. Não acredita? Você precisa aprender a viver com pouco e a passar alguns grandes perrengues.

Por isso, conhecer profundamente a cultura de cada destino é essencial para uma boa vida como nômade digital. Para isso, você deve destruir a mentalidade turista de se isolar com outros brasileiros e frequentar só pontos turísticos.

Descubra as mercearias, supermercados e lojas que os moradores locais consumam ir para encontrar bons preços e fugir das armadilhas para estrangeiros!

Saiba mais: 10 coisas para fazer de graça em Praga
Saiba mais: Saiba onde comer barato em Paris

Ah, certifique-se de conhecer muitas pessoas: quanto mais diferentes, melhor! 😀

Além disso, viajar não pode ser apenas entrar em um avião, descer em outro lugar e voltar para casa alguns dias depois com dinheiro a menos. Viajar é um estilo de vida, de enriquecimento pessoal.

Por isso, todo bom viajante ou nômade digital deve aprender a melhor forma de economizar em viagens. Descubra os segredos para viajar barato.

Saiba mais: 6 dicas de como encontrar passagens aéreas baratas!
Saiba mais: 7 dicas de como encontrar hospedagem barata (ou até grátis!)

Passagens aéreas

Encontrar passagens aéreas baratas não é só questão de sorte! Requer certo nível de habilidade, paciência, além de técnica e metodologia corretas.

Achou complicado? Relaxa… Aprenda aqui tudo o que você precisa saber para encontrar passagens aéreas baratas!

Hospedagem

Você sabia que encontrar hospedagem barata não é somente fácil, mas é também uma excelente oportunidade para enriquecimento cultural e financeiro?

Eu sei, parece mentira… Mas não é! 😉

Existem muitas pessoas ao redor do mundo sedentas por emprestar um cantinho para estrangeiros em troca de uma boa experiência cultural. Além disso, outras pessoas estão dispostas a dar comida, casa e roupa lavada pra quem ajudar com alguns projetos sociais ou familiares.

Eu explico tudo e um pouco mais sobre como encontrar hospedagem barata (ou até grátis) aqui!

Coloque a cara no mundo

Para ser um nômade digital, é importante você ser conhecido pelo seu trabalho. Para conseguir trabalhar de qualquer lugar, seus possíveis clientes precisam saber sua importância mesmo sem te ver pessoalmente. Então divulgue seu trabalho na internet!

Não importa se você prefere criar páginas na internet, canal no youtube, fanpages no facebook, conta no Instagram, etc., a dica de ouro é: se mostre para o mundo.

O mais comum, sem dúvidas, é criar um blog e essa é a nossa sugestão. São relativamente fáceis de se criar e dão muita liberdade. Descubra aqui o que você precisa saber para criar um blog!

Saiba mais: 6 dicas para blogueiros iniciantes

Nós do DDN, por exemplo, criamos um blog para nos apresentarmos ao mundo e hoje trabalhamos com a criação de conteúdo gratuito e valioso, como o post que você está lendo agora.

Escolha suas atividades

Homem trabalhando trabalhos para nômades digitais

Tenha um modelo de negócios pessoal e saiba verdadeiramente e profundamente o que você faz. Isso mesmo, pense como em um negócio.

Se for prestação de serviço, por exemplo (como professor à distância ou psicólogo), determine como você trabalhará. Quais serão seus horários? Suas aulas serão via Skype ou transmitidas ao vivo via Youtube e Facebook? Suas aulas são em grupo ou individuais?

Caso você venda produtos, por exemplo (como diretor de eCommerce ou Infoprodutor Digital), planeje bem sua logística. Como você entregará os produtos? Onde será o estoque? Quem fará o controle do estoque?

Saiba mais: 21 trabalhos para nômades digitais

Claro, a dica de ouro aqui é: trabalhe com o que você ama de verdade. Você terá muito trabalho gerindo seu modelo de negócios e por isso é importantíssimo que você sinta prazer fazendo isso! 😀

Conquiste uma audiência

Tenha algo que caracteriza você, para que pessoas te reconheçam de longe.

Navegador, pense em uma linguagem própria para seu público. Se coloque no lugar do seus clientes e imagine o que eles gostariam de ouvir ou aprender com você.

Uma boa dica aqui é dar um passo pra trás e analisar seu modelo de negócio. Você tem um blog para divulgar serviços para empresas? Ou será que seu objetivo é criar textos e vídeos de comédia virais? Cada audiência é conquistada de forma diferente e você precisa pensar como eles para ter sucesso no mundo digital!

Conheça seu público-alvo

Quanto mais você conhece o seu público, mais você conseguirá criar conteúdo de qualidade para ele. Algumas pessoas até imaginam que estão escrevendo para uma pessoa específica: dão nome, idade e preferências para ela. É uma estratégia legal para não esquecer para quem você criou o seu blog!

Descubra como fidelizar os seus clientes e saiba verdadeiramente como explicar o que você faz para eles.

Estude

O segredo para um bom trabalho é saber o que está fazendo. Parece óbvio, mas muitas vezes achamos que dominamos 100% certa habilidade e fechamos nossos olhos para o aprendizado. Navegador, é buscando sempre melhorar seus serviços e conhecimentos que você crescerá!

Estude o que seus concorrentes estão fazendo, como melhorar o seu produto/serviço e até mesmo o que seus potenciais clientes gostam de assistir e ouvir.

Ser um nômade digital exige bastante disposição e aprendizado.

Saiba mais: As dificuldades da vida nômade digital (em breve)

Comece

Navegador, se você quer mesmo ser um nômade digital, só vai lá e faz. Isso mesmo, comece de alguma forma. A princípio tudo pode paracer cansativo e desafiador, mas é muito gratificante!

Além disso, é só trabalhando que você aprenderá a trabalhar.


E aí, curtiu as dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Estamos sempre abertos a críticas e sugestões em nossa fanpage no Facebook e também nosso contato direto.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Compartilhe suas ideias