O que você precisa saber para criar um blog

Navegador, você sempre ouve sobre a importância de criar um blog, sonha em levar a vida de um blogueiro e construir seu próprio espaço nessa rede louca que é a internet. Saiba que criar um blog é realmente gratificante e abre um horizonte de possibilidades. Mas aí você começa aprender um pouco mais e vê que nem tudo são flores… Você sabe se está mesmo preparado para criar um blog?

Ter um blog é uma estratégia mais do que necessária para o sucesso em tempos de empreendedorismo digital. Ele é o ambiente onde você disponibiliza seu conteúdo, conquista sua audiência e mostra ao mundo quem você é.

Clique aqui para ver um guia completo de como criar um blog.

Depois de um ano e meio escrevendo para o mundo, recebi muitas perguntas sobre este assunto e por isso decidi apresentar para você, navegador empreendedor, o que você precisa saber para criar um blog.

Criar um blog é gratificante

Criar um blog traz muita satisfação e realização. É um espaço online que tem a sua cara e você tem pleno poder sobre ele. Você consegue ver o seu crescimento, fruto somente de sua dedicação. O sentimento de terminar um projeto ou mesmo um post é indescritível. É um mix de sensação de dever cumprido com a certeza de que está contribuindo para o mundo de alguma forma.

É infinito

O horizonte é grande e infinito para quem trabalha na internet. Criar um blog é ter a capacidade de construir um espaço virtual da forma como quiser. Pode ser um portal de vídeos, um fórum, um canal de notícias, uma rede de empresas, um portfólio de imagens, textos… São inúmeros os caminhos de um blog. Muitos profissionais, inclusive, usam seus blogs para divulgarem seus trabalhos e conquistarem clientes e parcerias!

Saiba mais: 21 trabalhos para nômades digitais

É conectividade

A medida em que bloga, você percebe que existe uma interação entre seu público e você ou entre eles mesmos. Alguns agradecem, outros se ajudam ou mesmo contam histórias. De qualquer forma, criar um blog com um publico bem pensado faz com que pessoas semelhantes se conheçam e troquem experiências.

Mas…

Criar um blog dá trabalho

Bom, blogar definitivamente não é tão fácil quanto parece. Os próprios conhecimentos técnicos a princípio podem limitar seu crescimento. Criar um blog exige estudo e dedicação, não só no começo. Nós do Diário de Navegador estudamos sempre sobre como criar conteúdo de qualidade, como aparecer na primeira página do Google, como divulgar apropriadamente, etc. É um esforço constante que exige muito trabalho e força de vontade.

Saiba mais: 6 dicas para blogueiros iniciantes

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Vai faltar assunto

Eventualmente, você pode se ver sem assunto para escrever. Navegador, a verdade é que um bom blogueiro tem assunto para dar e vender sobre qualquer coisa. Nessas horas, o que na verdade falta é um pouquinho de força de vontade para trabalhar. Isso mesmo, eu não disse que falta “inspiração”: falta é garra para continuar trabalhando.

A inspiração existe, mas ela precisa te encontrar trabalhando. – Pablo Picasso

Existem regras

A internet definitivamente não é uma terra sem lei. Todo blogueiro responde juridicamente por seu site e por isso você não deve sair pegando tudo de legal na internet para publicar em seu blog. Evite ser processado por plágio: entenda sobre Creative Commons, Direitos Autorais, atribuição de créditos e sempre use o bom senso! Valorize o trabalho dos outros e respeite-os que nada de errado deverá acontecer.

Saiba mais: 6 erros de blogueiros que você precisa evitar

Existem gastos

Relaxa, criar um blog não é caro como abrir uma empresa. Ainda assim, um bom blog pede alguns gastos com hospedagem, domínio e, em alguns casos, até a contratação de um desenvolvedor. Claro que é possível blogar 100% free, mas as vantagens de abrir o bolso valem o investimento. Construa layouts personalizados, tenha seu próprio domínio (e seu próprio e-mail, como o contato@diariodenavegador.com), instale plugins e monetize seu trabalho! Se você estiver disposto a aprender muita coisa sozinho e quer ganhar dinheiro com um blog bonito e profissional, prepare mais ou menos R$ 450,00 anuais para garantir um trabalho de qualidade e divertido com seu blog. 🙂

Comece a blogar!

Navegador, se mesmo depois desta leitura você se sente levemente inclinado a criar um blog, crie um agora mesmo! A medida que você trabalha, tenho certeza que se sentirá cada vez mais feliz. Uma boa dica é começar com um blog gratuito para ver se leva mesmo o gosto pra coisa. Assim você pode se profissionalizar com o tempo e evitar gastar dinheiro com incertezas!

Confira este guia prático e completíssimo sobre como criar um blog! Clique aqui!


E aí, curtiu as dicas? Então compartilhe com seus amigos!

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Quer criar um blog mas não sabe se isso é mesmo para você? Descubra com o Diário de Navegador se você está mesmo preparado para criar um!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias