6 regras de outros países que você precisa conhecer antes de viajar

antes de viajar

Em nossas andanças pelo mundo, principalmente pela Europa, nos deparamos com algumas regras que são muito incomuns ou diferentes no Brasil. Em alguns países, estas infrações podem gerar multas altas! E foi pensando nisso, que o Diário de Navegador resolveu listar algumas destas regras para você se preparar antes de viajar e não acabar gastando mais!

  1. Pagar transporte público (importante saber antes de viajar)

Essa regra não é lá tão desconhecida pelos viajantes e parece muito óbvia para estar na lista. Mas acredite em mim, não é. Em países como Alemanha, Itália, Canadá, Polônia, República Tcheca e vários outros, na maioria dos transportes públicos não existe roleta, catraca ou cobrador. O passageiro deve, por iniciativa própria, pagar seu transporte e andar o tempo todo com o comprovante.

Muitas pessoas – não só os turistas, mas nativos também – arriscam não pagar pelo transporte pois a fiscalização é esporádica e é possível andar sem ser pego. Maaaaas, vale lembrar que em muitas vezes, são pegos sim. E por ser uma infração média, a multa pode ser bem carinha! Na Europa, estas multas custam em média de 50 a 70 EUR.

DICA: Preste bastante atenção ao tipo de bilhete do local. Só porque você é turista ou acabou e chegar, não quer dizer que não precisa cumprir! A multa vem de qualquer jeito. Alguns bilhetes funcionam como metros no Brasil, onde você compra o bilhete no local e valida na entrada. Outro, como no caso dos ônibus na Itália, você compra o bilhete em outro estabelecimento para depois validar no ônibus. Existe também a opção de pagar em moedas (trocadas exatamente no valor da passagem) dentro do ônibus. Em todos estes casos, guarde o bilhete ou comprovante!

Transporte Publico

Saiba mais sobre 7 motivos para você fazer intercâmbio.

  1. Ingerir bebidas alcoólicas na rua

Em muitos países, é proibido beber na rua. Para eles, isso pode acabar incentivando jovens menores de idade a quererem fazer o mesmo. Países como Espanha, Irlanda, Romênia, Inglaterra, Polônia e EUA estão nesta lista. Então lembre-se de sempre consultar a regra do país antes de beber na rua!

Você viu a novidade? Agora você pode trazer queijos e carnes do exterior!

  1. Comprar bebidas alcoólicas

Mais uma regra sobre o álcool. Fique atento às normas de venda de bebidas alcoólicas, pois pode acabar não conseguindo comprar aquela gelada! Na Holanda, por exemplo, é necessário que todos que participam da compra estejam com identidade na mão para comprovar maioridade. Parece simples, mas sei de alguns casos de quem não conseguiu comprar uma cerveja porque o amigo que estava junto (e nem sequer ia beber) esqueceu o documento.

Já a Suécia e a Noruega não vendem bebidas alcoólicas em mercados entre as 18h da sexta-feira e as 6h da segunda. Então se você deseja um final de semana alcoólico, é melhor se preparar antes!

Garrafa Cerveja Brinde

Dicas de viagem: 6 dicas para você comprar passagem aérea barata!

  1. Atravessar a rua fora da faixa

Esse é fácil de ignorar quando não tem carros passando e a faixa está um pouco longe de você. Mas não vale muito a pena. Em países como Polônia, República Tcheca e Alemanha, você pode levar um puxão de orelha de um guarda ou uma multa nada agradável, podendo chegar a 80 EUR. Você já teve a infelicidade de receber xingos de um guarda alemão? Acredite, não é divertido.

O mesmo serve para quem atravessa de bicicleta, de carro ou caso a faixa de pedestres esteja com o sinal vermelho. As proporções das infrações são diferentes, mas todas elas podem acabar em multa. De qualquer forma, melhor seguir a regra, né?

Faixa de Pedestre

Você sabia que advogados tem desconto com a TAM?

  1. Compartilhar vídeos (pirataria)

Ilegal em vários países, a pirataria é encarada com grande severidade na Alemanha. Quem assiste vídeos por torrent, pode receber uma multa em torno de 1000 euros em casa! Isso porque torrents fazem upload automaticamente do vídeo e já o compartilha, então consideram associação com pirataria.

Vai para a Alemanha? Muito cuidado com os sites que você baixa filmes ou assiste online! Acompanhei um post no Facebook de uma menina que levou uma multa bem salgada por isso! Espero que sirva de orientação. Fique bem atento!

  1. Alimentar os pombos

Parece mentira, mas em locais como Veneza (não toda a Itália), é estritamente ilegal alimentar os pombos! Esta foi uma medida para tentar diminuir a população de pombos na cidade, que já estava saindo do controle!

Esta não vale só para a Europa: o Brasil também já está implementando esta medida. Cidades como São Paulo, Juiz de Fora e São José do Rio Preto já acataram esta proibição. É o fim da famosa imagem de um velhinho alimentando pombos na praça… hoje ele levaria uma multa bem gorda pra casa!

Pombos Praça Idoso

Vale lembrar que muitas destas regras são descumpridas diariamente e você pode passar uma viagem inteira descumprindo elas sem consequência. Mas amigo, o dia que a multa chegar, você vai ver que existem fiscais nesse mundo.

Saiba mais sobre a inauguração da linha de ônibus entre o Rio de Janeiro e Lima!


Que tal compartilhar essa notícia com seus amigos e os ajudar a polpar uma multa?

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Receba gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador por e-mail! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Tags relacionadas
,
Escrito por
Mais de Mar Falco

Budapeste: saiba o que visitar no lado Buda

Continuando com as dicas sobre Budapeste, esta encantadora cidade húngara, o Diário...
Leia Mais

3 Comentários

    • O fiscal te para na hora, pede seus documentos e te dá a multa! E se você não tiver com nenhum documento ou se recusar a pagar (costumam pedir pra pagar na hora também), você vai para delegacia resolver por lá. Se tiver com os documentos, mas não tiver dinheiro, eles te dão a multa para pagar dentro de um prazo específico. Como documento aceitam passaporte, identidade temporária do país, carteirinha de estudante..

    • Ei! 🙂
      O infrator é encontrado sempre na ideia do flagrante. Ou seja, a pessoa deve ser pega descumprindo a lei para ser tratada como infrator. No caso dos transportes públicos, o fiscal entra no veículo e pede para ver as passagens (ou recibos) de todas as pessoas lá dentro. Aqueles que não tiverem o que pedem, sofrem as consequências de uma multa!

Compartilhe suas ideias