BlaBlaCar inicia hoje suas atividades no Brasil

Você que é um navegador dedicado já conhece o BlaBlaCar (clique aqui para conhecer). Esta empresa online europeia conecta viajantes que desejam fazer os mesmos trajetos de carro de maneira muito simples. Como todo bom negócio, o BlaBlaCar expande suas fronteiras a cada ano que passa e essa é a vez do Brasil de prestigiar este novo serviço.

Se uma pessoa vai viajar de carro entre cidades e possui lugares vazios no veículo, pode colocar seu itinerário no BlaBlaCar para encontrar interessados em alugar um assento. A ideia deste empreendimento é dividir os custos da viagem e facilitar a mobilidade, promovendo assim a socialização entre pessoas e a interação entre culturas.

Esta plataforma online surgiu em 2006 na França e hoje já possui mais de 20 milhões de membros ao redor do mundo. Apesar da Europa ser seu principal mercado, a empresa já atua no México e desde agosto tem se adaptado para o mercado brasileiro, no qual será sediada em São Paulo. A operação por aqui será administrada por Ricardo Leite, enquanto o gerente geral para a América Latina é o francês Julien Lafouge.

Diante o cenário atual enfrentado pelo Uber no Brasil, Victor Caputo, colunista no Exame.com, entrou em contato com estes executivos para saber se existe a possibilidade de sofrerem problemas jurídicos.

De acordo com eles o risco não existe, uma vez que os princípios do serviço não envolvem criar negócios para os motoristas. Para tal controle, algumas regras devem ser seguidas por aqueles que oferecem caronas. Por exemplo, não é permitido publicar mais de quatro vagas em um mesmo automóvel, excluindo vans e outros veículos maiores. O objetivo do BlaBlaCar é se tornar uma plataforma especializada para aquilo que já acontece em grupos de redes sociais, como no Facebook.

A preocupação da empresa vai além do fator social de interatividade entre usuários. Um levantamento realizado por sua equipe mostrou que no último ano o compartilhamento de carros diminuiu o consumo de combustíveis em 500 mil toneladas. Ricardo Leite afirma que na Europa existe a média de 1,7 pessoa por carro em estradas. Entre os usuários do BlaBlaCar, este número cresce para 2,8 pessoas.

O Brasil será o 20º país a fazer parte da plataforma e inovará o transporte por território nacional. De acordo com Leite, a ideia é aproveitar as demandas por transportes neste final de ano.

Estimativas de preços *

Viagem São Paulo-Rio de Janeiro de carro: 180 reais

Dividindo com duas pessoas no BlaBlaCar: 60 reais para cada

Ônibus São Paulo-Rio de Janeiro: a partir de 83 reais

Saiba mais: 6 dicas de como encontrar passagens aéreas baratas

* valores calculados e publicados pelo Exame.com

E aí, curtiu a notícia? Espalhe para seus amigos! Lembre-se que o Diário de Navegador está aberto a críticas e sugestões via Facebook e comentários.

Esta matéria foi publicada originalmente no Exame.com.

Para mais notícias, dicas e entretenimento sobre viagens e vida saudável, coloque seu e-mail no cantinho inferior direito da página, clicando em seguir.

Compartilhe suas ideias