10 coisas para fazer de graça em Praga

Praga é uma das nossas cidades favoritas! Capital da República Tcheca, é uma excelente opção de passeio pelo Leste Europeu. Já é naturalmente uma cidade “mais barata” dentre as clássicas da Europa. A moeda de lá, a Coroa Tcheca, tem uma cotação bem favorável para quem esta passeando em Euros.

Mas, melhor que barato, é de graça! Por isso, dentro do grande espírito mochileiro na Europa, separamos alguns passeios indispensáveis e de graça em Praga!

Aproveite também para conhecer os passeios que você pode fazer saindo de Praga e gastando pouco! Confira as dicas para a cidade de Cesky Krumlov, o campo de concentração de Terezin e o ossuário de Kutna Hora.

Saiba mais: Praga: a pérola do Oriente.

1 – Rio Moldava

Uma das partes mais charmosas da cidade está justamente no Rio Moldava. A noite é ainda mais encantador! Caminhar na beirada do rio é um passeio super bacana e com vistas muito bonitas da cidade! Dá pra ver o Castelo de Praga, a Charles Bridge, barcos para todo lado e muita gente caminhando por lá também.

Não deixe de tirar um tempinho para apreciar esse passeio! É melhor que muitos pagos por aí. 😉

praga-rio-danubio

2 – Passear na Old Square

A Old Square é o ponto mais clássico da cidade e com certeza estaria na nossa lista! A praça é sempre movimentada (mesmo no inverno), cheia de vida, feiras, atrações, lojas, restaurantes… é sem dúvidas o melhor ponto da cidade!

praga-old-square

3 – Andar pela Avenida Pařížská

Esta avenida abriga as lojas de grife e é um dos ambientes mais sofisticados. É só uma rua mesmo. Mas liga a Old Square ao Rio Moldava com muito estilo! Dá para começar o seu passeio pelas margens do rio por ela. Ficará ainda mais encantador!

praga-rua-paris-parizska

4 – Castelo de Praga

Tão importante quando a Old Square, o Castelo de Praga é um must see da cidade! Dentro dele, existem várias atrações pagas, mas a entrada no castelo é gratuita. Dá para passear, admirar a vista e ter a dimensão do que é estar no maior castelo do mundo!

Ficou curioso? Então conheça mais sobre ele aqui.

Vista do Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga

Vista do Castelo de Praga

5 – Caminhar pela Charles Brigde

Outro ponto turístico e histórico importantíssimo da cidade é a Charles Bridge. Tem uma vista incrível do Castelo de Praga e já vale a visita por si só. A ponte é simplesmente maravilhosa!

Saiba mais sobre a ponte aqui.

Charles Bridge Praga Republica Tcheca 1

Charles Bridge Praga Republica Tcheca 2

6 – St Vitus Church

Como eu disse, o Castelo de Praga tem algumas atrações pagas (confira aqui) que são bem legais também. Mas uma das mais interessantes acabou sendo gratuita! A Catedral de São Vitus é a parte “pontuda” do Castelo, que dá aquela impressão de castelo da Disney que conhecemos. É o ponto mais alto do Castelo e é a maior igreja da República Tcheca. Existe um passe que você compra para andar nela toda, mas a parte gratuita já te dá uma impressão do quão bacana ela é.

praga-castelo-de-praga-st-vitus-church-2

praga-castelo-de-praga-st-vitus-church

7 – Conhecer as estações de metro

Esse não é totalmente gratuito considerando que você tem que comprar o bilhete do transporte, mas já que você vai se locomover, não deixe de reparar na beleza das estações. Tem algumas que são bem fundas mesmo, parece que a escada rolante nunca vai acabar!

praga-metro-2

praga-metro-3

praga-metro

8 – Visitar a Dancing House

A grande graça do prédio está do lado de fora! Então acaba sendo um ótimo passeio gratuito. O prédio chama a atenção de todo mundo por ser tão diferente e por sua história de inspiração em “Fred & Ginger”, atores de musicais hollywoodianos.

Quer saber mais? Então clica aqui.

Predio Dancante Praga Republica Tcheca

9 – Passear pela Wenceslas Square

Envolta por uma grande avenida a Praça Wenceslas tem um clima muito gostoso da cidade. Cheia de lojas e pessoas caminhando pra lá e pra cá, acaba sendo caminho para a Old Square e nem todo mundo a aprecia como deveriam. Mas a verdade é que, tanto a praça quanto a avenida, merecem sua atenção!

praga-wenceslas-square

10 – John Lennon Wall

Próximo a Charles Bridge e o Castelo de Praga, está a John Lennon Wall, um muro grafitado que contrasta com arquitetura da região. Seu primeiro grafite foi nos anos 1980 após a morte do cantor, durante o período comunista da antiga Tchecoslováquia. A polícia, na época, viu como uma afronta e pintou o muro de cinza. Logo depois mais desenhos começaram a surgir. A cada tentativa da polícia de limpar o muro, mais desenhos e mensagens contra o regime comunista apareciam. Hoje é um famoso memorial na cidade.

praga-muro-john-lennon


Bônus: Feiras de Natal

Se for a Praga em Dezembro (como nós fomos), vai se deparar com várias feiras de Natal. Praga é uma cidade linda e que vale a visita em qualquer época do ano. Mas confesso que nunca amei o Natal tanto como amei em Praga. As feiras dão um toque super especial pra cidade! A Old Square fica toda decorada, cheia de comida boa e gente feliz. O mesmo acontece na Wenceslas Square, no Castelo de Praga e nas margens do Rio Moldavia. Além disso, o frio tá um toque a mais ao passeio!

praga-feira-de-natal

Old Town Praga Republica Tcheca 3

Feira de Natal na Old Square

Basílica de São Jorge Castelo Praga Republica Tcheca

Feira de natal dentro do Castelo de Praga


Quer saber mais sobre Praga? Então confira nosso post aqui.

Aproveite também para conhecer os passeios que você pode fazer saindo de Praga e gastando pouco! Confira as dicas para a cidade de Cesky Krumlov, o campo de concentração de Terezin e o ossuário de Kutna Hora.


Conheça as 6 regras de outros países que você precisa conhecer antes de viajar!

E aí, curtiu? Compartilhe com seus amigos!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Nós estamos sempre atualizados com as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

2 Replies to “10 coisas para fazer de graça em Praga”

Compartilhe suas ideias