Qual a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Mesmo para viajantes experientes, as definições dos seguros podem ser complexas, como a diferença entre seguro viagem e seguro saúde. Descubra agora!

Mesmo para viajantes experientes, as definições e conceitos ligados aos seguros podem ser um pouco complexas. É preciso um tempo de leitura para aprender certinho a função de cada um, e, principalmente, escolher qual é o melhor para você! Por isso, trazemos hoje uma dúvida frequente dos viajantes. Qual a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

O que é seguro viagem ou assistência viagem?

Primeiramente, vale lembrar que seguro viagem e assistência viagem eram duas coisas diferentes há um tempo atrás. O seguro viagem era aquele que quando você precisava em uma emergência médica, por exemplo, te orientava a ir ao médico, pagar com seu próprio dinheiro e só solicitava o reembolso quando você já estava novamente no Brasil.

Já a assistência viagem era aquela que te mandava para uma clínica conveniada e pagava o seu tratamento de cara, sem você precisar desembolsar nada. No entanto, em março de 2016 entrou em vigor a Resolução 315/2014 que fez algumas alterações na comercialização de seguros viagem. Uma delas foi a junção do seguro viagem com a assistência viagem. Hoje, são chamados apenas de seguro viagem, deixando o termo assistência viagem em desuso.

A grosso modo, o seguro viagem é aquele que combina o seguro saúde com a assistência viagem. Ele oferece atendimentos relacionados à saúde, emergências médicas e também relacionadas a problemas de viagem, como extravio de bagagem, atraso de voo, cancelamento de viagem, etc (claro que de acordo com cada cobertura). Além disso, costumam oferecer seguro fiança e advogados, caso necessário.

O que é seguro saúde viagem?

O seguro saúde é um pouco mais contido. Ele não engloba problemas relacionados a viagem, apenas à saúde. É como se fosse um plano de saúde internacional. Os atendimentos são apenas para emergências médicas, odontológicas, farmacêuticas, etc.

Normalmente o seguro saúde viagem não é tão procurado pelos viajantes, já que a diferença nas coberturas comparado com um seguro viagem são muito grandes.

Qual é a melhor opção?

Por ser bem mais limitado, o seguro saúde viagem não costuma ser a melhor opção. Pode ser mais barato, mas nem sempre o barato vale mais a pena. No meu tempo trabalhando em agências, via mais problemas com bagagens e voos que com saúde (apesar de ter visto vários também). Logo, acredito que a melhor opção seja sim o seguro viagem.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Como escolher um bom seguro?

Escolher um bom seguro não é difícil. Você tem apenas que tirar uns minutinhos para ler a apólice e verificar o que a seguradora está oferecendo naquela cobertura. Já demos algumas dicas e listamos o que o seguro deve oferecer no post Seguro viagem – vale a pena contratar?

Então não deixe de ler este post e conferir nossas dicas para escolher uma boa cobertura!

Quando à seguradora, optamos por indicar aqui no blog a Seguros Promo. É a empresa que sempre usamos para viajar e ela tem várias vantagens! A Seguros Promo é uma plataforma comparadora de preços e coberturas entre as seguradoras. Entre as seguradoras que eles oferecem, estão a Assist-Card, GTA, Segur Viaje Mapfre, Travel Ace, Vital Card, SulAmerica, Affinity, entre outras. São as melhores do mercado no melhor preço!

O beneficio de comprar com a Seguros Promo e não direto com a seguradora e a assistência que você vai ter, caso precise usar o seguro. A Seguros Promo também oferece uma assistência e te ajuda a resolver o seu problema em português 24 horas por dia. No fim das contas, você terá duas empresas selando pela sua viagem!

Se você gostou da nossa sugestão, clique no banner abaixo e confira o nosso post que explica direitinho como funciona e te dá o passo a passo de compra do seu seguro pela Seguros Promo!


E você? Prefere qual tipo de seguro?

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Escrito por
Mais de Mar Falco

Free Walking Tours: saiba como funcionam e como participar

Muito comuns na Europa, os Free Walking Tours juntam turistas para mostrar...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias