Hospedagem grátis pelo mundo: o que é Couchsurfing?

Navegador, já pensou numa comunidade unida e disposta a ajudar com hospedadem gratuita ao redor do mundo? Saiba que ela existe e já é gigantesca: descubra como funciona e o que é Couchsurfing!

O que é Couchsurfing

O Couchsurfing é uma rede social que ganhou o mundo com uma proposta muito simples e genial. Pessoas com um cantinho confortável sobrando, seja uma cama, um colchonete ou mesmo um sofá (couch = sofá, surfing = surfando: surfando por sofás), podem oferecer estes espaços gratuitamente para viajantes passarem suas noites com abrigo. Você cria sua conta na rede social, completa seu perfil e pode mandar solicitações para anfitriões ou oferecer seu próprio espaço. Viajantes costumam preferir um couch do que um hostel ou Airbnb não só pela economia, mas também a experiência que ele envolve. E as vantagens não param por aí!

Saiba mais: 6 dicas de como encontrar passagens aéreas baratas!
Saiba mais: Free Walking Tours: passeiso guiados gratuitos! Saiba como funcionam e como participar

Cultura e harmonia

Umas das principais vantagens é o intercâmbio cultural entre anfitrião e convidado. Ao entrar na casa de um morador local, você encara seus hábitos, sua cultura e rotina. É sem dúvidas a melhor maneira de engajar com o estilo de vida da cidade que você quer conhecer.

A rede social conseguiu construir um ambiente harmonioso e rico de aprendizado em seu website e este comportamento é presente também entre seus membros. Em alguns (muitos) casos, morador local e o couchsurfer fazem atividades interessantes juntos, como jantares típicos e caminhadas por pontos pouco turísticos da cidade. É algo tão construtivo que resulta em novas amizades e estimula a criação de outras comunidades online, como grupos em Facebook (como esse aqui sobre Couchsurfing Brasil e vários outros).

É seguro?

O Couchsurfing trabalha com o clássico sistema de pontuação. Hóspede tem a chance de classificar e descrever como foi ficar em um cantinho da casa de outra pessoa e vice-versa. Por isso, como tudo na vida, devemos ficar antenados com as recomendações e observações. Além disso, para evitar surpresas, leia todo o perfil do possível anfitrião. Na maioria das vezes, ele descreve como é sua rotina, suas facilidades domésticas e as atividades que permite ou não em sua casa. Lembre-se que a rede social gira em torno da solidariedade e respeito. Por isso, também faça sua parte como um bom convidado.

Saiba mais: 6 regras de outros países que você precisa conhecer antes de viajar

Mas você já experimentou o Couchsurfing?

SIM!

Foi em Zadar, na Croácia. Era início de mochilão e eu precisava economizar meu pouco dinheiro. Depois de MUITO procurar, encontrei um host excelente. Sua casa era um pouco afastada do centro badalado da cidade, mas era bem confortável e acolhedor. O sofá que dormi se transformava em uma cama de casal, tinha banho quentinho e comida à vontade (fiquei bem feliz, pois openfood não é tão comum).

eu-e-b-zadar

Eu e B., um incrível anfitrião em Zadar, na Croácia. (por favor ignorem minha cara de “songa monga”)

Saiba mais: Foi inaugurada a linha de ônibus entre Rio de Janeiro e Lima

E você, já brincou de Couchsurfing?

Conta pra gente nos comentários sobre a sua experiência! É a troca de informações e dicas que fazem as viagens cada vez mais fáceis e seguras.

Ainda não tentou sair surfando sofás por aí? Crie já a sua conta e descubra mais sobre como funciona e o que é o Couchsurfing! Agora não tem desculpa para não sair navegando por este mundão. 😀


Curtiu mais essa dica do DDN? Não se esqueça de compartilhar com seus amigos!

Estamos sempre abertos a críticas e sugestões em nossa fanpage no Facebook e também nosso contato direto.

Você encontra com a gente sembre as melhores dicas para viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora dessa, né?

Compartilhe suas ideias