Conheça 4 deliciosas receitas para cozinhar no hostel gastando pouco

O Gustavo Falco, blogueiro do Mundo da Gastronomia, escreveu este incrível guest post para viajantes que querem economizar cozinhando no hostel! São dicas e receitas valiosas para quem quer comer bem e barato e não perder as oportunidades de aproveitar ingredientes locais! Aprenda com ele como ser um viajante de barriga cheia e conheça essas 4 receitas fáceis e baratas para cozinhar no hostel!


Tenho certeza que você, viajante, já está de saco cheio de comer sempre as mesmas comidas em hostels. Não é que todos sirvam a mesma comida, mas cá entre nós, é caro comprar comida todos os dias, então a solução é aproveitar a cozinha aberta dos hostels e preparar sua própria refeição. E qual a saída mais comum?? O bom e velho miojo, o melhor amigo de viajantes e universitários em todo o mundo.

Então se você já está cansado de visitar países que tem uma gastronomia famosa e só conhecer as diferentes marcas de macarrão instantâneo, aqui vão algumas dicas para você preparar comidas deliciosas, simples, explorando ingredientes locais e, acima de tudo, baratas!

Abaixo vão algumas receitas pra te ajudar nisso, mas lembre-se que o bacana é ter a liberdade de modificá-las dependendo do país e da época que você esteja viajando. Compre queijos locais, frutas típicas e da estação, e adapte as receitas ao seu gosto.

  1. Penne com vegetais

Receitas para cozinhar no hostel: penne com vegetais

Saiba mais: Hospedagem alternativa: como funciona o Airbnb?

Claro que não poderíamos começar por outra coisa que não fosse macarrão. É barato, versátil e todo mundo sabe preparar.

O bacana é que o penne vai muito bem com preparações sem molho. Isso te dá liberdade de visitar um mercado, escolher basicamente qualquer vegetal que te agrade e preparar um prato delicioso.

Faz o seguinte: cozinhe o macarrão em água quente como você faria normalmente. Em uma vasilha que possa ir ao forno, pique em cubos alguns vegetais, como berinjela, abobrinha, tomate… regue com azeite, tempere com sal, pimenta do reino e ervas frescas e leve ao forno por uns 20 minutos. Sirva os vegetais misturados com o penne cozido e termine com queijo ralado. Sucesso garantido!

Receitas para fazer em hostel: penne bem temperado

Essa receita é bem bacana porque nada nela é engessado. Se você está na Itália e consegue parmesão a um bom preço, usa este. Mas se estiver na África do Sul e o queijo mais barato for o de cabra, manda ver e usa esse! Não tem certo ou errado.

Por ser uma receita tão fácil e barata, prepare logo um pacote inteiro e convide outras pessoas a comer com você. Falo por experiência própria. Isso pode te render outros convites mais pra frente quando você estiver quebrado, seja pra uma comida ou até para um copo de vinho. Além do mais, nada cria mais vínculos que oferecer a alguém um prato de comida! Assim começam várias amizades… E não é esse um dos propósitos de viajar?

  1. Lasanha vegetariana

Receitas para cozinhar no hostel: macarrão de lasanha

Saiba mais: Permita-se: um relato de quem viaja sozinha.

Não é vegetariana porque sou ecológico e estou pensando nos animais morrendo. É vegetariana porque carne é caro e viajante não tem grana pra bancar isso!

Pensa na lógica da lasanha: Massa intercalada com camadas de molho, de carne e de queijo. Mas a nossa não vai ser assim, não senhor. Se tem uma coisa que eu descobri sobre este prato é que macarrão de lasanha pode ser caro em vários países.

Sendo assim, melhor cortar os vegetais em lâminas e usar eles para fazer o papel do macarrão. Vou falar uma última vez: usa os vegetais que te interessarem e que estiverem dentro do seu orçamento. Esta também é uma receita bem volátil, então com qualquer um que você escolher usar vai dar certo.

Receitas para cozinhas no hostel: lasanha vegetariana

Suponhamos que você escolheu tomate: Faça uma camada com tomate fatiado, cubra com uma camada de queijo, espalhe uma folhas de manjericão, outra camada de tomate… vai fazendo até acabar os ingredientes. Bota no forno por uns 20 minutos, suficiente pro queijo derreter e ficar parecendo aqueles vídeos do Facebook e pronto! Rápido, barato e gostoso.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

  1. Arroz com qualquer coisa

Receitas para cozinhar no hostel: arroz temperado com ovo frito

Saiba mais: Qual o melhor seguro viagem para mochileiros e viajantes?

Eu não sei os fatos históricos. Mas pra mim arroz à grega, arroz à piemontese, todos esses que hoje são chiques e caros começaram com um viajante duro que abriu a geladeira e misturou o que tinha com arroz. É o ingrediente mais barato e de maior sustância disponível em mercados mundo afora.

Receitas para cozinhar no hostel: arroz com legumes e limão

Realmente arroz é o mais versátil que pode existir. Se você mistura com ovo fica bom, com atum fica bom, com queijo fica bom, com presunto fica bom, com fucking abacaxi fica bom… Simplesmente não existe fazer um arroz ruim. Então você está na Índia ou Turquia, foi ao mercado e viu aquele monte de tempero colorido e cheiroso? Aproveita e prepara com arroz. Se está no litoral e conseguiu algum fruto do mar barato, prepara com arroz. Se está no interior e só encontra queijo e ovo… já deu pra entender né?

  1. Tortilla Espanhola

Receitas para cozinhar no hostel: Tortilhas espanholas

Saiba mais: Como levar dinheiro para o exterior.

Hum, que chique, ein! Sem grana e preparando prato espanhol no hostel?

Pois é, aproveita esse nome gourmet e mascara sua falta de grana em um prato delicioso e também bastante versátil.

Para preparar a tortilha você vai precisar de:

  • Ovo
  • Batata

Quanto de cada? Quanto seu orçamento permitir.

Corte a batata em lâminas finas e doure em uma frigideira com um pouco de azeite. Em uma vasilha, bata os ovos e misture o que quiser: atum, presunto, salsicha de cachorro quente, aspargos, cogumelos, vegetais ralados… Coloque na mesma frigideira as batatas de forma a forrar todo o fundo.

Acrescente a mistura do ovo e cubra com mais uma camada de batatas douradas. Cozinhe em fogo baixo e tampado para que cozinhe por dentro. Depois de uns 6 minutos, coloque um prato de cabeça pra baixo sobre a tortilla, vire a tortilla para dentro deste prato. Volte-a para a frigideira para fritar do outro lado. Mesma coisa: fogo baixo, tampado, 6 minutos. Pronto pra servir!


O texto acima foi escrito pelo Gustavo Falco, autor do blog Mundo da Gastronomia. Ele é cozinheiro e hoje mora em Lima, no Peru estudando e vivendo a gastronomia local. Já viajou por diversos países experimentando suas comidas e particularidades. Confira mais dessa incrível viagem gastronômica no blog do Mundo da Gastronomia e no Instagram!


Comer bem não significa comer caro. A beleza de viajar cozinhando é que, além de economizar uma boa grana, pode aproveitar ingredientes frescos e locais, ter uma ótima experiência gastronômica e ainda fazer alguns amigos! Você só precisa de um pouco de criatividade! E para quem não tem muita criatividade na cozinha, visite o Mundo da Gastronomia e se inspire por lá!

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Aprenda 4 receitas para cozinhar no hostel que são fáceis de fazer, baratas e ainda usam ingredientes locais! Saiba como comer bem e barato na viagem!

Você já cozinhou em hostel? Conta pra gente as suas experiências!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias