Frio: saiba o que vestir em temperaturas negativas

Você sabe o que vestir para enfrentar o frio de temperaturas negativas?

O inverno no hemisfério norte, inverno boreal, começou no dia 21 de Dezembro e alguns leitores possuem dúvidas na hora de escolher o que vestir em seus passeios. Fique atento às dicas abaixo para não congelar o bumbum na sua próxima viagem!

Essa é uma boa hora também para se preparar para o inverno austral, no hemisfério sul. Dependendo do seu destino, bons agasalhos são indispensáveis a partir do dia 21 de junho.

Confira!

  1. Camadas

Sim, vista-se como uma cebola: em camadas. Pode parecer meio óbvio, mas vale lembrar que cada peça deve estar adequada à temperatura e clima do lugar, considerando chuva, neve, vento, etc. Passaremos por cada peça a seguir para lhe ajudar a escolher melhor o que comprar. De forma geral, considere sempre vestir a famosa “segunda pele”: tecido térmico e justo, composto de poliéster, que serve como a primeira camada de roupa.

  1. Calça

Com a calça térmica de poliéster, uma calça casual por cima deve ser o suficiente. Na verdade, dependendo da temperatura e conforto, a segunda pele talvez não seja necessária. Como veremos a seguir, o mais importante a se proteger contra o frio são as extremidades do corpo, além de peito e costas.

  1. Calçados

A temperatura dos seus pés influencia bastante a do restante do corpo. Nesse sentido, temperaturas baixas pedem calçados que mantenham seus dedinhos bem aquecidos. Atente-se ao tipo de clima que irá encontrar: neve e chuva pedem calçados impermeáveis, enquanto botas cano médio com poucas costuras podem ser o suficiente para dias de vento. Existem ainda botas revestidas de “pelinhos” que ajudam a manter os pés quentinhos. Para seu maior conforto, folgue um pouco os cadarços já que a ideia aqui é usar meias grossas.

A importância de um bom par de meias é frequentemente ignorada. Quentinhas, preferencialmente de lã, são indispensáveis em dias frios. Se sua trip envolve caminhadas, escolha meias reforçadas no calcanhar e dedos para ajudar no amortecimento de seus passos.

  1. Blusas e jaquetas

A palavra chave aqui é “camadas”. Vamos conversar sobre as peças de fora para dentro.

Jaquetas e sobretudos

Mais uma vez, observe o clima que vai enfrentar. Jaqueta de couro por cima dos agasalhos serve como tecido impermeável, contra a umidade de chuva e também ventos. Ainda assim, recomendamos que não economize nesta peça principal da vestimenta: o mais viável é um bom sobretudo, capaz de segurar o calor das demais camadas. Costumam ser impermeáveis e largos o suficiente cobrir outras roupas por baixo. Peças mais adequadas têm capuzes e cintura ajustáveis, além de um pulso bem justinho, o que impede a entrada do vento gelado nas mangas. Observe também se a parte de trás do seu sobretudo cobre seu bumbum. Assim você protege bem suas costas de qualquer brisa que venha por baixo!

Blusas 

Abaixo do sobretudo, vista uma blusa de lã de manga comprida, um sweater. Qualquer blusa bem grossa e quentinha é também uma boa opção para esta camada. Esta é a roupa que realmente mantém aquecidos seu peito e costas. Dentro de estabelecimentos, como restaurantes, esta será sua camada mais externa já que é usual pendurar o sobretudo.

Camisas

Dentro da blusa de lã, qualquer camisa simples, do tecido que desejar. Estas blusas costumam cair bem sobre camisas sociais de gola, ou camisas esporte fino. Relaxa navegador, o DDN não está se transformando em site de moda (risos). Mas talvez seja uma boa dica! No que diz respeito somente à função, qualquer camisa simples de algodão é o suficiente.

Se possível, não se esqueça da blusinha térmica como segunda pele. Ainda tá com frio? Manda mais uma peça de roupa pra dentro dessas camadas. Talvez uma jaqueta por baixo do sobretudo, por cima da blusa de lã, resolva seu problema.

Pronto! Com um conjunto de três a cinco camadas, vamos falar daquilo que pode ser o mais importante disso tudo:

  1. Acessórios

Os acessórios de frio servem para proteger suas extremidades, que influenciam muito o seu conforto e por isso são indispensáveis. Luvas para suas mãos e gorro para suas orelhas são peças básicas para se manter bem aquecido. Outra ideia para você que não quer atrapalhar o penteado é comprar protetores próprios de orelha, facilmente encontrados à venda em lugares frios. Cachecóis são boas pedidas para proteger o pescoço, boca e nariz dos ventos gelados. Para “selar” ainda mais seu conjunto e fechar a entrada de ar pela gola, coloque as pontas do cachecol para dentro de suas camadas.


Agora sim, você se transformou em um lindo pacotinho de roupas e está pronto para viajar!

Roupas para Frio Temperaturas Negativas

ATENÇÃO: não se engane! É possível que você passe mais frio em lugares em que o termômetro marca -5°C que em lugares de -15°C. Destinos de temperaturas extremamente baixas geralmente estão bem preparados para enfrentar estas condições. Isso significa que suas casas, restaurantes e shoppings são bem aquecidos e que suas lojas provavelmente venderão bons agasalhos. Por outro lado, lugares que enfrentam 0°C ou -5°C durante curtos períodos podem não oferecer a infraestrutura necessária para você se aquecer. Então não vacile, sempre ande bem agasalhado!


E aí, curtiu nossas dicas? Compartilhe com seus amigos! Talvez este post ajude outras pessoas a se protegerem do frio.

Você tem ideias diferentes ou dúvidas? Deixe nos comentários! Vamos construir este post juntos e ajudar o máximo de pessoas a passar um inverno bem confortável.

Não se esqueça que o Diário de Navegador está aberto a sugestões também via Facebook.

Compartilhe suas ideias