O seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

Como-levar-dinheiro-para-o-exterior-cartoes

Seguro viagem é item obrigatório para muitos países. Mesmo quando não é obrigatório, é mais que recomendado que você escolha um bom seguro para viajar. Fazer uma viagem sem seguro é um pouco como uma roleta russa em moeda estrangeira – ninguém gostaria de perder. O que vários viajantes fazem, é usar o seguro viagem que alguns cartões de crédito fornecem. Mas será que o seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

Os seguros de cartão de crédito funcionam de diferentes formas, depende de cada empresa. Mas normalmente, atendem certos tipos de cartão, como um black ou platinum e costumam ser gratuitos. O cliente deve apenas realizar a compra da passagem aérea com este cartão e solicitar sua cobertura. Em alguns casos, o seguro pode ser estendido para o cônjuge e filhos menores de 24 anos. Parece muito bom, não é?

Sei de vários relatos positivos e negativos, por isso é sempre uma questão pessoal. Mas mesmo sendo pessoal, algumas coisas devem ser consideradas. A verdade é que grande parte dos planos de cobertura dos seguros oferecidos pelos cartões de crédito são muito baixas. Cumprem o mínimo, mas não muito além disso.

Atenção às condições

De acordo com o jornal O Globo, na matéria “Seguro-viagem de cartões de crédito ajuda, mas não é para todos” o benefício de ganhar um seguro viagem gratuito nada mais é que uma das utilidades da anuidade do cartão. A verdade é que você já pagou por este seguro, mas fazem parecer ser um benefício exclusivo.

Por se tratar de cartões de alta anuidade e de contas bancárias “cheias”, o seguro viagem oferecido pelo cartão de crédito não é para todo mundo. É um método excludente. Às vezes pode ser melhor optar por um cartão sem anuidade ou com anuidade baixa e comprar um seguro quando for viajar que pagar esta taxa a ganhar o seguro.

Para aqueles que sempre usam e pretendem continuar usando o seguro viagem do cartão de crédito, vale ficar muito atento às coberturas e condições do seguro. É muito mais comum casos de pessoas que optaram por este seguro sem ler as condições e tiveram problemas, que pessoas que estavam cientes do que o seguro cobria.

Tenha cautela e conheça bem o seguro

As condições do seguro importam muito. Às vezes até mais que o valor de cobertura. É importante saber se o seguro é feito por reembolso ou se pagam o seu tratamento na hora, se inclui atrasos de viagem e desvio de bagagem ou se cobrem emergências de doenças preexistentes. Já falamos sobre como escolher um bom seguro no post “Seguro viagem – vale a pena contratar?“. Não deixe de conferir este post antes de comprar o seu!

Outra atenção que você deve ter com relação ao seguro do cartão de crédito, é o prazo da cobertura. Já tive um caso na época em que trabalhava em agência de viagem, onde um cliente optou por este seguro e teve muito problema com datas. Vou explicar melhor: ele faria uma viagem longa de mais de um mês. Mas o seguro oferecido pela empresa de cartão de crédito dele cobria apenas 1 mês. O resultado foi que ele não reparou nisso e chegando na Europa, que pede seguro viagem obrigatório, teve que comprar um seguro no aeroporto por um preço absurdo. Mas ele ainda deu sorte, pois poderia ter sido deportado.

É importante também ficar atento às coberturas extras, como esportes radicais (esqui é um exemplo), doenças preexistentes (como uma asma ou diabetes), viajantes grávidas ou viagens longas. Resumindo: tenha plena consciência do que estão te oferendo como benefício e veja o valor de acrescentar coberturas extras. Esse valor pode ser mais caro que um seguro viagem normal.

Como-levar-dinheiro-para-o-exterior-Cartões e dinheiro.

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Porque contratar um seguro viagem e não usar o seguro do cartão de crédito?

Não existe resposta certa aqui. Se você estiver ciente da cobertura, souber usar o seguro viagem e está fora das necessidades de cobertura extra, não vejo muitos motivos para não usar o seguro do cartão de crédito. Se você é essa pessoa, então ele pode sim ser um benefício para a sua viagem.

Mas se não é o seu caso, vale considerar algumas coisas. A primeira delas é em relação à sua assistência em caso de necessidade. O contato com uma seguradora dedicada para seguros viagem pode ser mais fácil que com a equipe do seguro do cartão de crédito, como acontece muitas vezes. O atendimento é um dos principais pontos de um seguro. Ele tem que ser facilmente acionado e sem burocracias.

Outro fator que me deixa com um pé atrás em relação ao seguro do cartão de crédito são as mensagens nas entrelinhas. Toda empresa tem esse péssimo hábito de escrever as partes mais importantes com letras pequenas e no final da página.

Entre uma seguradora e a empresa de cartão de crédito, as seguradoras tendem a ser mais abertas em relação aos benefícios, especialmente para compras por site. Neste caso, as informações da cobertura do seguro aparecem antes que você confirme a compra. É um modo um pouco mais transparente. O site Exame pontua essa mesma preocupação com coberturas insuficientes ou incompletas oferecidas pelas seguradoras de cartão de crédito.

Aposte na segurança

Por fim, tudo se resume ao que te passa mais segurança. É muito ruim efetuar uma compra incerta e não sentir confiança em uma empresa que presta um serviço tão importante quanto este para um viajante.

As seguradoras de viagem contratadas à parte, podem oferecer uma melhor assistência, melhores planos e coberturas de valor mais alto. Acredito que isso seja grande benefício. O ideal é viajar sabendo que sua saúde e eventuais problemas com voos, cancelamentos ou bagagem estão definitivamente cobertos. Ninguém merece estragar uma viagem com esses problemas. Por isso, não misere muito com o seguro, ele pode ser um grande parceiro seu!

Com toda a nossa experiência de viagens e intercâmbios, acabamos escolhendo alguns favoritos. E é por usar o serviço deles como clientes que sempre recomendamos o seu uso para os nossos leitores. Se você não pretende usar o seguro viagem de cartão de crédito e gostaria de saber a nossa recomendação, então clique no banner abaixo e escolha a melhor opção para você!


E você? Já usou o seguro do cartão de crédito?

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salva a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

O que vários viajantes fazem, é usar o seguro viagem que alguns cartões de crédito fornecem. Mas será que o seguro viagem do cartão de crédito vale a pena?

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Tags relacionadas
,
Escrito por
Mais de Mar Falco

Best Region Award 2016: Conheça as 3 regiões mais belas do mundo

A edição de 2016 do Best Region Award, concurso da National Geographic, já teve...
Leia Mais

Compartilhe suas ideias