Descobrimos a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior!

Uma das nossas dores de cabeça na hora de fazer uma viagem internacional é como enviar dinheiro para o exterior. Mesmo que existam muitas opções, é sempre um dilema qual escolher. Os viajantes já estavam perdendo as esperanças, quando chegou a TransferWise. Por isso, o Diário de Navegador resolveu dedicar um post a este site que promete salvar o seu dinheiro e economizar algumas taxas indesejadas! 

Levar cartão de crédito habilitado para o exterior pode ser uma perda de dinheiro, pois você nunca sabe qual o câmbio que irá pagar pelas suas compras. Transferências internacionais entres bancos, além de terem um câmbio inflexível (nada de descontos!) e 6,38% de IOF, ainda costumam ter as altas taxas dos bancos e demoram mais. Cartões multi moedas ou travel money, sempre foram os favoritos, mas desde que passaram a pagar os 6,38% de IOF, deixou de ser a escolha óbvia. Por um tempo, ficamos em um limbo de opções financeiras. Até surgir a TransferWise.

Como surgiu a TransferWise

O criador da TransferWise, Taavet Hinrikus, foi o primeiro funcionário do Skype. Ele é natural da Estônia e acabou se mudando para Londres, onde estava trabalhando. Assim como milhões de pessoas, Taavet enfrentou o problema de realizar transações financeiras entre dois países. Ele ainda recebia um salário na Estônia e precisava, todo mês, transferir esse valor para sua conta na Inglaterra. Taavet acabava pagando uma taxa cara e usando um câmbio desfavorável.

Em 2010, Taavet conheceu um outro estoniano que enfrentava o mesmo problema. Kristo Käärmann também estava trabalhando em Londres, em uma empresa de consultoria. Ele tinha um financiamento na Estônia então precisava mandar dinheiro da Inglaterra para seu país, fazendo o caminho inverso de Taavet.

Logo eles tiveram a ideia de economizar as taxas de transferência e Taavet transferiria dinheiro da sua conta na Estônia para a conta do banco estoniano de Kristo e ele transferiria dinheiro para a conta britânica de Taavet. Desta forma, economizavam taxas, não perdiam dinheiro com conversões desfavoráveis e faziam uma transferência muito mais rápida. Eram duas transferências locais. Para serem justos com a conversão da moeda, usaram um valor médio de compra e venda que ficava disponível no site da Reuters. Este site é famoso por ser um dos maiores sites de notícias do mundo.

Rapidamente, começaram a ouvir elogios sobre a ideia e começaram e ver a possibilidade de transformar esta economia em um negócio internacional que pudesse ajudar as pessoas a realizarem transferências mais eficientes e baratas. E foi assim, que em 2011, nasceu a TransferWise!

Porque usar a TransfeWise?

Por muito tempo, usamos cartões pré-pagos e cartões de crédito para levar reais para o exterior. O problema é que as taxas são muito altas.

Quando estava organizando minha mudança para a Itália, tive que pagar o depósito caução do meu apartamento antes do início da viagem. Eu fui até o meu banco, e fiz uma transferência internacional entre bancos para pagar o valor total. E o que aconteceu? Além de pagar a taxa do banco para fazer a transferência, que foi bem alta, ainda tive que pagar os 6,38% de IOF e perdi quase uns R$300,00 nessa brincadeira. Isso sem contar que o dinheiro gastou quase uma semana para cair na conta italiana.

Depois deste episódio, resolvi procurar outras formas melhores de enviar dinheiro para o exterior, já que estava ficando sem saída e cheia de taxas absurdas nas transações. Foi assim que conheci a TransferWise.

A grande vantagem da TransferWise é a redução de taxas e câmbio mais favorável. Eles não cobram taxas de transferência e o IOF já está incluso na comissão que te cobram. O câmbio costuma ser um dos melhores do mercado e, só por isso, já faz valer a pena.

Vamos ver um exemplo. Fazendo uma comparação com o Banco do Brasil, Santander, Itaú e TransferWise para USD 1000,00:

Tabela de comparação.

Os valores são do dia 03/05/2017 e as taxas foram encontradas nos sites do Banco do Brasil, Santander e Itaú.

Com esta simples comparação, é possível perceber o tamanho da economia que temos usando a TransferWise. A economia é de cerca de R$ 200,00!! Além disso, eles são bem transparentes em relação às taxas que cobram e te participam de todas as etapas da transação. Não tem taxa surpresa! Desde o início você já sabe tudo o que irá pagar e quanto será cobrado de taxa.

Tabela transferwise.

OS BANCOS PODEM COBRAR ATÉ 5% EM COMISSÕES OCULTAS AO ENVIAR DINHEIRO PARA QUALQUER CONTA BANCÁRIA NO EXTERIOR. A TRANSFERWISE É ATÉ 8X MAIS BARATA!

Você encontra com a gente sempre as melhores dicas sobre nômades digitais e sobre viajar barato! Coloque seu nome e e-mail abaixo para receber gratuitamente novas publicações do Diário de Navegador em sua caixa de entrada! 😀

Não vai ficar fora de dessa, né?

Porque a Transferwise é a melhor opção?

Existem outras formas de levar dinheiro para o exterior. É possível usar o seu cartão de crédito, de débito, usar um travel card ou mesmo fazer uma transferência entre bancos internacional.

O problema é que essas formas usam o IOF de 6,38% + taxas fixas para fazerem a transação ou para sacar no exterior. Além de oferecer, no caso do cartão de crédito, um câmbio incerto e normalmente mais caro que o praticado pela Transferwise. No fim das contas, voltamos para a economia que a Transferwise gera.

Enviar dinheiro para o exterior: Transferwise - Pinterest

Como funciona a TransferWise

Hoje, a TransferWise funciona em mais de 50 países – inclusive no Brasil. A ideia já ficou conhecida como o “Uber das transações financeiras”.

Recentemente a TransferWise recebeu grandes investimentos e já está entre as startups que ultrapassaram 1 bilhão de dólares no valor de mercado. Isto mostra que o mercado financeiro está apostando nesta ideia. Hoje, já está com 5 estrelas na Trust Pilot e com o apoio da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido. Lembrando que todo este processo é legalizado!

A segurança da transferência

A preocupação de muitas pessoas é com a segurança do dinheiro e a possibilidade de haver lavagem de dinheiro neste processo. Para evitar isso, a TransferWise faz o registro dos clientes como qualquer banco faria. Além disso, usa as regras de regulamentação do país para que tenha mais segurança.

A transferência gera um boleto. Depois que estiver pago, você pode entrar no site e confirmar o pagamento, para agilizar a transferência. O prazo para o dinheiro cair é entre 1 e 5 dias após o pagamento do boleto. Mas costuma cair com uma média de 3 dias, o que é ainda melhor!

Pelo site da TransferWise, você consegue acompanhar todos os estágios da sua transação e ainda é notificado por e-mail. 😀

Um breve passo a passo

O site é bem simples de mexer e as informações são bem claras. Mas ainda assim, resolvemos mostrar um passo a passo para ficar mais claro!

1 – Entre no site da TransferWise.

2 – Clique para criar uma nova conta. Dá para usar Facebook, e-mail ou Google+.

3 – Escolha o valor que quer transferir e a moeda. O sistema deles fará uma estimativa que já inclui as taxas.

4 – Escolha quem irá receber o dinheiro (você pode transferir para vocês mesmo, ou terceiros). Não se esqueça de conferir se os dados estão corretos!

5 – Defina quem é a pessoa que está enviando o dinheiro. Pode ser você, seus pais ou uma empresa, por exemplo.

6 – Quando você confirmar o passo 5, será gerado um boleto. Aí é só pegar e esperar! Você será notificado quando a transação for finalizada.


Parece que nossos dias de pagar taxas caras de banco, usar um câmbio alto e inflexível e se lamentar com o IOF acabaram! A TransferWise tem se mostrado a melhor forma de enviar dinheiro para o exterior! É a opção mais barata!


E você? Já usou a TransferWise? Conta pra gente!

Se você gostou desse post e quer dar uma olhadinha nele outras vezes, salve a imagem abaixo no seu painel de viagens no Pinterest! 😀

Uma dúvida comum em viagens internacionais, é como enviar dinheiro para o exterior. Depois de alguns apertos com bancos e taxas, descobrimos a melhor forma!

Lembre-se que o DDN está aberto a críticas e sugestões via Facebook, comentários e através do nosso contato direto.

Compartilhe suas ideias